O presidente eleito da FIERGS e presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Affonso Amoretti Bier, reforçou ao ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, a certeza de que o Rio Grande do Sul se reerguerá, após a crise provocada pelas enchentes de maio, com a parceria dos governos federal e estadual junto à inciativa privada. Bier representou o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, em cerimônia com Fávaro e o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, quando o Mapa entregou máquinas agrícolas para 34 municípios do Rio Grande do Sul, na tarde desta sexta-feira, na FIERGS.
Claudio Bier enfatizou aos dois ministros, porém, que para esta reconstrução urgente que o Rio Grande do Sul necessita, será preciso que o governo torne mais ágil e fácil a liberação de crédito para as empresas, pois muitas revelam dificuldade de acesso ao dinheiro disponibilizado. Durante a cerimônia na FIERGS, ele lembrou que o Rio Grande do Sul é responsável por 65% da produção nacional de máquinas agrícolas, e que o apoio neste momento se torna crucial. Ele reforçou ainda que as máquinas entregues nesta sexta-feira não ajudarão apenas os municípios, mas também a indústria gaúcha, já que a maioria delas foi produzida em fábricas no Estado.

As máquinas entregues são provenientes de emendas de parlamentares gaúchos de 2024. O ministro Carlos Fávaro destacou a importância da parceria do Governo Federal com deputados de diferentes siglas, que percorrem suas bases e conhecem bem a realidade de cada município. Ao todo, foram entregues 112 máquinas. O ministro afirmou também que equipe do Mapa visita os municípios gaúchos para fazer um diagnóstico para poder socorrer a agropecuária.

A cerimônia contou com lideranças políticas e empresariais, dos deputados responsáveis pelas emendas, além de prefeitos e representantes dos municípios beneficiados. O governador Eduardo Leite foi representado pelo secretário da Agricultura, Clair Kuhn.

Publicado sexta-feira, 5 de Julho de 2024 - 19h19