Presidente da FIERGS participa de assinatura de convênio entre CNI e ApexBrasil

Em sua primeira reunião das diretorias da Confederação Nacional da Indústria (CNI) desde que assumiu a presidência da FIERGS, Claudio Bier  participou, nesta terça-feira, em Brasília, da assinatura do convênio de cooperação técnica entre o presidente da CNI, Ricardo Alban, e o da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana. O objetivo é impulsionar a participação da indústria brasileira no mercado global e o convênio atenderá 780 empresas, com a expectativa de movimentar US$ 200 milhões em oportunidades de negócios. A FIERGS é uma das quatro Federações Industriais do país com projetos aprovados para 2024, ao lado da FIEPA, FIEB e FIEMG.

Com duração de dois anos, o convênio tem um orçamento previsto de R$ 12,3 milhões para realizar ao menos 21 ações – entre encontros de negócios e missões – que aumentem a participação do Brasil nas exportações mundiais da indústria de transformação. Esta fase da parceria está alinhada com os objetivos da Nova Indústria Brasil e da Política Nacional da Cultura Exportadora, com mais missões comerciais do que prospectivas, englobando novos mercados e incluindo mais rodadas de negócios virtuais, formato que se mostrou altamente eficiente nos anos anteriores.

Também foi assinado um memorando de entendimento entre CNI e ApexBrasil. Ele formaliza a intenção de realizar esforços conjuntos para atrair investimentos estrangeiros, prospectar oportunidades de cooperação tecnológica, incentivar o desenvolvimento de produtos e embalagens para exportação e criar oportunidades de ações de defesa de interesses do setor industrial brasileiro durante os eventos empresariais organizados pela ApexBrasil em missões presidenciais.

Publicado Terça-feira, 30 de Julho de 2024 - 17h17