Reinauguração da UBS Canoas Cerne marca compromisso da FIERGS com reconstrução do Estado

“O evento de hoje é mais um marco importante representando o compromisso da indústria e dos industriais gaúchos com a recuperação do Rio Grande do Sul”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Claudio Bier, no ato de reinauguração da Unidade Básica de Saúde Cerne, em Canoas. A unidade foi fortemente afetada pelas enchentes e teve sua infraestrutura recuperada com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), incluindo o espaço e os equipamentos. “Um dos pilares centrais da nossa administração é justamente o apoio às comunidades afetadas pelas cheias e a reconstrução das fábricas, indispensáveis para a geração de emprego e renda”, lembrou Bier.

“A Indústria na Reconstrução do Rio Grande – Esta unidade de saúde foi reconstruída pelo Programa Indústria Solidária, por meio da FIERGS, dos Sindicatos Industriais e do Sesi-RS, com apoio do Conselho Nacional do Sesi, demonstrando o compromisso dessas entidades com a valorização da saúde da comunidade do Rio Grande do Sul”, diz a placa descerrada na tarde desta quarta-feira. A cerimônia contou ainda com a presença do CEO do Sistema FIERGS, Paulo Herrmann, do superintendente Juliano Colombo e do secretário municipal da Saúde de Canoas, Mauro Sparta.

O Sesi-RS, integrante do Sistema FIERGS, participou da limpeza do local, além das obras de recuperação incluindo alvenaria, pinturas e instalações hidráulicas e elétricas. Também fez a substituição de vidros, fechaduras e telas e plantio de gramas. Além disso, o Sesi-RS adquiriu 206 itens para reequipar a UBS, desde mobiliário até equipamentos médicos e gabinetes odontológicos.

A iniciativa integra o conjunto de ações do Sesi-RS que buscam apoiar a reconstrução do Estado, com recursos financeiros da indústria, como a parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), que já instalou 79 tendas, e disponibiliza 14 unidades móveis e mais de uma centena de profissionais de saúde, já tendo atendido 20 municípios do Estado. Os serviços básicos de saúde, incluem saúde mental, em locais onde os postos ainda não retomaram atendimento. Os locais contam com acompanhamento na área da saúde (com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais), medicamentos e aplicação de vacinas, conforme a demanda da Secretaria da Saúde do Estado.

O Sesi-RS realizou ações de apoio emergenciais à população atingida pelo desastre climático desde o dia 1º de maio. Onze unidades foram disponibilizadas para apoio ao enfrentamento às enchentes, com o acolhimento de cerca de 2,6 mil pessoas.

Publicado quinta-feira, 22 de Agosto de 2024 - 10h10