Sempre direcionada aos pilares da nova gestão - Inovação, Competitividade, Retenção de Talentos e Recuperação da Indústria, - a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) tem uma programação especial na Expointer 2024. São palestras, apresentações e debates no estande da entidade no Parque de Exposições Assis Brasil.

As atividades no espaço da FIERGS, localizado no setor das Máquinas e Implementos Agrícolas - Quadra 52, começam nesta terça-feira (27), com três palestras dentro do tema Inovação. Às 14h, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) apresenta o IEL Lab – Redesenhando o futuro das indústrias e startups gaúchas. Às 15h, a Rede Senai de Institutos de Inovação e Tecnologia trata sobre Agricultura Digital: Inovações que estão redefinindo o futuro do agro. Já às 17h, o Conselho da Agroindústria (Conagro) da FIERGS,  juntamente com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), aborda Cases de inovação da indústria de alimentos no RS.

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, a discussão envolve seis temas dentro do pilar Competitividade. A partir das 13h20min, o IEL-RS lança o 10º Fórum IEL de Inovação, enquanto o Conagro, o Conselho de Infraestrutura (Coinfra) e o Conselho de Comércio Exterior (Concex) da FIERGS debatem o Caso Ferroeste: o modal ferroviário como um fator estratégico para a competitividade das agroindústrias, às 14h. Uma hora depois, o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Juliano Colombo, apresenta a palestra O lado oculto dos custos da produtividade. Às 15h30min, a Rede Senai de Institutos de Inovação e Tecnologia trata da Competitividade Agroindustrial: estratégias para alavancar indústrias e liderar o setor. Às 16h, Transição demográfica e o impacto para o futuro do agronegócio é tema de palestra do Sesi-RS. O dia se encerra, às 17h, com o debate As oportunidades e desafios para a consolidação das práticas de irrigação no RS. Participam o secretário adjunto do Meio Ambiente do RS, Marcelo Camardelli; o vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS) Alexandre Guerra; o CEO da FIERGS, Paulo Herrmann; o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, e o diretor vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Velho Lopes.

Retenção de Talentos é a abordagem do dia 29 de agosto. Às 14h, o IEL-RS discute Carreiras na Indústria: programas de estágios e bolsas do IEL. Às 15h e 16h, o Sesi-RS apresenta O futuro da força de trabalho e Economia do Cuidado, respectivamente. Indústria mais eficiente: como reter talentos para garantia de uma indústria mais competitiva é a palestra do Senai-RS, às 16h30min. O encerramento do dia se dá com a apresentação conjunta do Senai-RS e IEL-RS Entendendo o cenário da mão de obra na construção civil, a partir das 17h.

O último pilar em debate na Expointer, Recuperação da Indústria, na sexta-feira, às 15h30min, terá Alexandre Guerra, o economista-chefe da FIERGS, Giovani Baggio, e Juliano Colombo, com Os desafios da recuperação da agroindústria pós tragédia climática no RS. Às 16h, a FIERGS e o BRDE explicam as Linhas de Crédito Emergenciais. Meia hora após, o IEL-RS trata sobre Imersão Executiva para Lideranças: transformando desafios em oportunidades. Por fim, às 17h, o Senai-RS apresenta o Recupera Indústria RS: como restaurar e impulsionar a produção no novo cenário econômico, com a participação do diretor regional Carlos Trein.

Publicado Terça-feira, 27 de Agosto de 2024 - 14h14