As oportunidades e desafios para consolidação das práticas de irrigação no RS foram debatidas, dentro do pilar Competitividade, no segundo dia de programação no estande da FIERGS, nesta quarta-feira, na Expointer. Na abertura do painel, o presidente da FIERGS, Claudio Bier, reforçou a necessidade da implantação do Fundopem da Irrigação no Estado. O projeto, uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), prevê incentivos fiscais aos produtores rurais para investimentos na implantação e ampliação de sistemas de irrigação nas culturas agrícolas, em especial de milho e soja.

Paticiparam do painel o secretário adjunto do Meio Ambiente do RS, Marcelo Camardelli; o vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), Alexandre Guerra; o diretor vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Velho Lopes, e o pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, Leonardo Rocha. “A garantia da irrigação é o melhor seguro que o produtor pode ter”, destacou Camardelli. Em março deste ano, o governo do Estado anunciou repasse de R$ 213,2 milhões para a subvenção de projetos de irrigação. Na tarde desta quinta-feira (29), Claudio Bier estará na apresentação do governador Eduardo Leite sobre a irrigação como peça-chave da adaptação climática na agricultura, às 16h, no estande do governo do Estado, na Expointer. Segundo o governo, entre 2021 e 2023, a irrigação avançou cerca de 80 mil hectares no RS.

Publicado quinta-feira, 29 de Agosto de 2024 - 12h12