Você está aqui

Atividade da indústria gaúcha avança 0,3% em agosto

A atividade do setor industrial gaúcho cresceu 0,3% em agosto na comparação com o mês anterior, recuperando parte da queda de 0,5% observada em julho, na série ajustada sazonalmente, conforme levantamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), divulgado nessa segunda-feira (7).

A maioria dos indicadores que compõem o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) aumentou na passagem de julho para agosto. O faturamento real acelerou 0,4% no período, mesma variação apresentada pelas horas trabalhadas na produção. As compras industriais tiveram uma forte contração de - 4%, eliminando parte das expansões registradas nos dois meses anteriores, e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 82,9% em agosto, um recuo de 0,4%. No mercado de trabalho, o emprego (0,3%) manteve sua trajetória de crescimento, o sétimo em oito meses, e a massa salarial (0,2%) voltou a avançar após ter ficado três meses negativa.

Quando os oito primeiros meses do ano são comparados com o mesmo período de 2012, a indústria do Estado apresenta uma elevação de 4,6%. Nessa base de comparação, houve expressivas expansões do faturamento real (9,4%) e das compras industriais (12,9%). Também ficaram positivas as horas trabalhadas na produção (1,3%) e a utilização da capacidade instalada (0,9%). O mercado de trabalho ainda não refletiu o maior dinamismo do setor e fechou com uma tímida elevação da massa salarial (0,7%) e com o emprego em queda (-0,2%)

Do ponto de vista setorial, a evolução da atividade no ano vem apresentando um perfil disseminado de crescimento. Das 17 atividades pesquisadas, 12 avançaram. Os setores de Veículos Automotores e Máquinas e Equipamentos, que expandiram 11,4% e 10,4%, respectivamente, exerceram as maiores influências positivas. Outra contribuição importante veio das indústrias de Borracha e Plásticos (7,3%). Os principais desempenhos negativos foram em Têxteis (-4,9%) e Couros e calçados (-2,4%).

Publicado segunda-feira, 7 de Outubro de 2013 - 0h00