Você está aqui

Como o setor se beneficia da revolução proporcionada pelo 5G

O XVI Seminário de Telecomunicações, realizado totalmente on-line, na terça-feira, reuniu especialistas para tratar da 5G: uma revolução tecnológica, e seus efeitos sobre a indústria, bem como as oportunidades e benefícios que para ela se apresentam. “Ao englobar uma rede cada vez mais ampla de conexões, o 5G possibilita e impulsiona o desenvolvimento de novos produtos, segmentos de negócios e tecnologia”, disse o coordenador do Conselho de Infraestrutura (Coinfra), Ricardo Lins Portella, destacando a intensa agenda de inovações em curso a partir da revolução tecnológica que o 5G representa no Brasil.

Segundo Portella, há pouco mais de um ano, o leilão do 5G materializou o início de expressivos avanços na área de telecomunicações com a quinta geração de dados móveis, e que o seminário é um fórum perfeito para discutir os caminhos que surgem pela frente em meio à incessante busca de agregar valor para aas empresas e a sociedade.

Na palestra sobre a Implantação do 5G no RS, o gerente regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Rio Grande do Sul, Márcio da Rosa Silveira, colocou as condições e os compromissos que a agência estabeleceu para os vencedores do leilão, entre eles, o de ampliação da extensão da rede 4G em rodovias. Ele explicou como funcionarão as etapas do 5G no País, que começou em outubro deste ano, com a instalação em capitais dos Estados e no Distrito Federal de uma estação para cada 100 mil habitantes. Entre os próximos passos, destacou, estão o de chegar a uma estação a cada 50 mil habitantes, em julho de 2023, até incluir 100% dos municípios brasileiros com população entre 30 mil e 100 mil habitantes, com uma estação para cada 15 mil habitantes, em julho de 2029. A fase final, prevista para julho de 2030, abrangerá 100% dos municípios com população inferior a 30 mil.

No primeiro painel, o professor da PUCRS, Fabiano Passuelo Hessel, tratou da Economia de Dados: Um novo Modelos de Negócio para a Indústria, enquanto o analista do Banco Central do Brasil, Fabio Araújo, falou sobre Real Digital e meios de pagamento - Uma nova realidade.

FIERGS NO METAVERSO
A entrada da FIERGS na Indústria no Metaverso esteve entre os temas tratados no segundo painel do seminário. O coordenador do projeto, Júlio César Magalhães, lembrou que a FIERGS foi a primeira entidade a implantá-lo no País, e que vê no metaverso uma oportunidade para a indústria e um novo e importante canal de comunicação. Será um condomínio virtual, composto por lotes, e as empesas poderão alugá-los ou adquiri-los. Dentro do metaverso, haverá um prédio institucional e um show room com exposição de produtos gaúchos.

Desafios da implementação do IoT na Indústria também foi abordado durante o XVI Seminário – promovido pela FIERGS, por meio do Coinfra, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) –, com o diretor do Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, Victor Gomes.

Assista na íntegra:

Publicado quarta-feira, 9 de Novembro de 2022 - 18h18