A user experience é ser feliz como usuário, conforme a definição do fundador da NoOne, Marcelo Quinan, na palestra que abriu o 4º Fórum de Inovação, na tarde desta quinta-feira (20), promovido pelo IEL-RS, na sede da FIERGS. Quinan explica que esta satisfação pode vir com um carro, um celular, ou até uma chave. “A ideia do user experience é ter o envolvimento centrado no usuário e a metodologia que se usa para isto é o Design Thinking”. O empresário informou que a ideia pode ser explicada como uma pirâmide com a base de funcionalidade, confiança, usabilidade, proatividade e criatividade. “Seja humano através do que você cria”, disse ele. Quinam lembrou que a tecnologia não é apenas uma ciência exata. “O humano está muito presente, e a satisfação do usuário passa também por essa experiência”, destacou. “Você precisa se sentir um rei”, disse.

Eduardo Zancul, da Escola Politécnica da USP, e Guilherme Selber, da Samsung, falaram sobre o case InovaLab@Poli, que forma inovadores em projetos de colaboração universidade-empresa. “A iniciativa deu certo para todos, alunos, universidade e empresa. Hoje, a matéria, que é optativa, precisa de seleção para participar, há fila de empresas que querem entrar e já foram depositadas três patentes formadas lá”, disse Zancul. No último painel, Mari Gutheil, sócia da NoOne, mediou as apresentações dos representantes da SAP, Higra e Natura, que contaram as experiências das empresas com Design Thinking.

Crédito foto: Dudu Leal
Publicado quinta-feira, 20 de Outubro de 2016 - 17h17