Você está aqui

O Brasil é o país com maior número de descendentes japoneses do mundo – são cerca de 2 milhões de pessoas em todo o território. Aproximar as duas nações também no âmbito dos negócios foi o objetivo do Seminário de Oportunidades Rio Grande do Sul-Japão, realizado nesta quarta-feira (26), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Representantes de 11 empresas da nação oriental divulgaram seus produtos e serviços em áreas como metalmecânica, construção civil, alimentação, farmacêutica, química, saneamento e tecnologia da informação e da comunicação. O gerente do Banco de Tókyo-Mitsubishi UFJ Brasil, Yuta Suenaga, ressaltou que “há uma grande oportunidade para que os japoneses prospectem parcerias no Rio Grande do Sul, especialmente, na área médica e de saúde”. 


No encontro, foram apresentadas opções de parcerias, com destaque para a estratégica localização do Rio Grande do Sul, com acesso aos principais mercados da América do Sul e à diversificação do parque industrial gaúcho – o segundo do Brasil –, além da quarta colocação como o Estado brasileiro mais  exportador. Também ocorreram rodadas de negócios e aproximação entre indústrias. O cônsul-geral do Japão em Porto Alegre, Takashi Kondo, ressaltou que o seminário dá sequência à visita da comitiva do governo do Estado e empresários gaúchos ao país realizada no mês passado. 

O consultor em gestão e negócios Renan Gomes Lobo, de Porto Alegre, participou do encontro em busca de novidades para duas empresas clientes na área de construção civil. “O fato de serem pequenas e médias empresas foi um diferencial. As propostas e as tecnologias que eles apresentaram são propícias e economicamente vantajosas para aqueles que realizarem essas parcerias comerciais”, avaliou. 

Yoshiro Sasaki, diretor-executivo da Sakaegumi, indústria de reparação de concretos danificados, que utiliza técnica de injeção nas fissuras  desenvolvida pela própria empresa, destacou que ficou impressionado positivamente com o que viu. “Os brasileiros com os quais tive esse contato já trouxeram, no primeiro encontro, planos de aproveitamento e de aplicabilidade dos produtos e tecnologias oferecidos por nós, o que agiliza o processo para os dois lados”, ressaltou. 

O evento foi uma iniciativa da FIERGS, por meio de seu Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), juntamente com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e o programa Invest RS, com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio Grande do Sul e do Consulado Geral do Japão em Porto Alegre.

Crédito foto: Dudu Leal


 

 

Seminário de Oportunidades RS/Japão

Publicado quarta-feira, 26 de Julho de 2017 - 16h16