A edição de cem anos da Feira Anuga, a maior do mundo no setor de alimentos e bebidas, terminou nessa quarta-feira (9), em Colônia, na Alemanha, com um saldo de cerca de 170 mil visitantes, um aumento de 3% na comparação com 2017, e 7.590 expositores (foram 7.405 na edição anterior) de 106 países. Do total de visitantes, 74, 21 deles gaúchos, integraram a comitiva brasileira articulada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), representando 45 empresas e oito entidades, e liderada pelo presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry.

Este ano, o que se expôs em Anuga foram as últimas inovações e conceitos visionários para os alimentos do futuro nunca vistos em edições anteriores. A feira estabeleceu novos recordes. A porcentagem de expositores oriundos de fora da Alemanha correspondeu a 90% e de visitantes estrangeiros foi de 75%. Expositores de todas as partes do mundo apresentaram uma visão completa dos produtos globais em 10 feiras menores sob o mesmo teto: Alimentos Finos, Congelados, Frescos, Carnes, Laticínios, Pães e Confeitaria, Bebidas, Bebidas Quentes, Orgânicos e Conceitos Culinários.

Gilberto Petry participou de diferentes atividades ao longo dos cinco dias da Anuga. O primeiro compromisso do presidente da FIERGS foi com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; e com o  presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sergio Segovia; e com embaixador do Brasil naquela país, Roberto Jaguaribe. Eles estiveram em um almoço oferecido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Os industriais gaúchos e demais participantes da comitiva tomaram contato na feira com as novas tendências do setor e com produtos que ganharão mercado no futuro. Ao lado do vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS) e presidente do Conselho das Conservas Oderich, de São Sebastião do Caí, Marcos Oderich, Gilberto Petry visitou estandes e percorreu a feira, que ocupou um espaço de exposição de 284 mil metros quadrados. Com 110 anos e mais de 2,3 mil colaboradores, a Oderich, além de distribuição e vendas para todo o Brasil, exporta para mais de 80 países em cinco continentes.

No estande da indústria Peccin, de Erechim, Petry foi recebido pelo diretor-presidente da empresa e diretor do CIERGS Dirceu Pezzin. Além do mercado interno, a Peccin exporta, entre diferentes produtos como balas e chocolates, para mais de 70 países.

Anuga apresentou também em 2019 palestrantes internacionais de alto nível, que ofereceram novas informações sobre tendências, oportunidades de mercados, novas tecnologias e a digitalização da indústria. A próxima edição da feira ocorre em 2021, entre os dias 9 e 13 de outubro.

A realização da missão prospectiva à feira foi da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com articulação nacional da FIERGS e apoio do Sebrae-RS. Colaboram as Federações Industriais FIEAM, FIEB, FIEC, FIEG, FIEMG, FIEPA, FIEPE, FIEPR e FIESP.

Presidente da FIERGS e ministra da Agricultura participam da Feira de Anuga, na Alemanha

Publicado quinta-feira, 10 de Outubro de 2019 - 19h19