FIERGS debate geração distribuída de energia com fontes renováveis

A geração distribuída de energia elétrica é realizada junto ou próxima ao próprio consumidor, e pode ocorrer a partir de fontes renováveis como eólica, fotovoltaica, biogás/biomassa e micro ou mini-hídrica. Para debater cenários e oportunidades nesta área que cresce no País e no Estado, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio dos Conselhos de Infraestrutura (Coinfra) e de Inovação e Tecnologia (Citec), realiza em sua sede, no dia 15 de agosto, o 2º Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis.

No primeiro semestre de 2018, o número de conexões com micro e minigeração de energia distribuída já ultrapassa 20 mil instalações no Brasil, com atendimento a 30 mil unidades consumidoras. Isso dá uma potência instalada de 247,30 MW, suficiente para abastecer 367 mil residências. O ganho de importância do segmento nos últimos anos fica comprovado com o seu crescimento no País: entre 2015 e 2017, mais de 80% dos sistemas foram instalados.

Até o final de 2016, 79% da geração distribuída brasileira estava em residências, 16% em pontos comerciais e 5% em indústrias, imóveis rurais e no Poder Público.

A parceria para a realização do fórum, que começa às 8h30min no Salão de Convenções da FIERGS, é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), do Sebrae-RS e do governo do Estado. Informações: (51) 3347-8787, ramal 8095.

• 9h: Abertura
  • 9h20min: Palestra Panorama da Geração Distribuída no Brasil