FIERGS e Junior Achievement lançam Programa Empreender é Conquistar

Jovens serão preparados para planejar suas escolhas pessoas e profissionais

Preparar os jovens a terem um projeto de vida como eixo central do seu cotidiano é a proposta do programa Empreender é Conquistar lançado nesta quinta-feira (31) pelo Sistema FIERGS, através do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), em parceria com a Junior Achievement. Estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio participarão de ações educativas, de maneira dinâmica e vivencial, para descobrir os seus potenciais empreendedores e as opções de carreira profissional. A meta é atender 15 mil estudantes gaúchos em 2007.

A metodologia e os conteúdos do Empreender é Conquistar também visam promover a reflexão dos alunos sobre cidadania, despertar o desejo de realização e elevação da auto-estima, ampliar a rede de contatos, estimular as habilidades e interesses pessoais e profissionais e internalizar a importância do planejamento na vida. "Hoje, o empreendedorismo é definido como um comportamento e não como um traço talvez até genético da personalidade. Portanto, as pessoas não-vocacionadas podem aprender a atuar como empreendedores", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre, em seu pronunciamento no evento de lançamento, que contou ainda com a presença do cônsul da Alemanha, Herbert Staudt.

O conselheiro da Junior Achievement e diretor da Fecomércio, Renato Turk Faria, destacou que as entidades envolvidas estão unindo esforços pela comunidade estudantil gaúcha e pelo futuro do Estado. "O Rio Grande do Sul tem 55% dos jovens que participam das ações da Junior Achievement no Brasil e este novo projeto tem o espírito gaúcho de ser ponta de lança nas iniciativas inovadoras", afirma Faria. De acordo com Paulo Tigre, a idéia é estender o Empreender é Conquistar para todo o País. "Mais do que formar profissionais, queremos criar cidadãos integrados na sociedade e com uma visão de futuro diferente", disse.

O programa é composto por dois programas: Despertando para o Futuro, proposto pelo Sesi-RS, e o Economia Pessoal, desenvolvido pela Junior Achievement. Cada um deles com 10 horas/aula, totalizando 20 horas/aula. No ano passado, foi desenvolvido um programa piloto beneficiando 1.506 educandos da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, da rede pública e privada de educação. O programa poderá contar com parcerias de empresas e governos municipais e estaduais. O Empreender é Conquistar está sendo desenvolvido em Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Cruz Alta, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Canoas, Bento Gonçalves, Ijuí, Pelotas e Parobé.

Publicado quinta-feira, 31 de Maio de 2007 - 0h00