Empresas voltadas ao comércio exterior encontram a partir desta quarta-feira (11), no portal da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, mais duas ferramentas interativas para facilitar o acesso a informações e a mercados internacionais. Tratam-se do Mapa de Oportunidades Mundial e do Mapa de Oportunidades da União Europeia, desenvolvidos pela equipe de Inteligência Comercial do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) da FIERGS, e que apresentam metodologia de identificação de mercados prioritários para exportação em mais de 130 países.

Por meio de um cadastro no portal, o interessado em acessar qualquer um dos mapas pode obter informações sobre os mercados mais viáveis para a importação do seu produto. Estão incluídos todos os segmentos da indústria brasileira que fazem parte da classificação fiscal de mercadorias. Além do acesso aos mapas que orientam para novas oportunidades, estudos mais detalhados podem ser solicitados à FIERGS. Essas análises dão suporte a processos decisórios durante a internacionalização da empresa e abordam tópicos como tamanho de mercado, preços praticados, concorrência e até prospecção de clientes importadores no exterior.

Com o Acordo de Livre Comércio União Europeia-Mercosul assinado recentemente, novos caminhos poderão ser abertos para indústrias ampliarem seus negócios na Europa. Por isso, para auxiliar as empresas gaúchas a se preparem para as oportunidades proporcionadas pelo acordo, a FIERGS desenvolveu essas ferramentas estratégicas de inteligência comercial que podem ser consultadas por setor industrial, produto e classificação fiscal.

Publicado quarta-feira, 11 de Setembro de 2019 - 15h15