FIERGS lança missão empresarial à Holanda

Com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua da infra-estrutura do Estado, garantindo melhores níveis de competitividade para as empresas gaúchas, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), junto com a Delegação Comercial Holandesa, prepara uma missão à Holanda. O tema será infra-estrutura e logística, em especial em portos e hidrovias e estará naquele país de 3 a 10 de novembro próximo. O coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Muller, destacou nesta quarta-feira (15), durante o lançamento da missão, que além da atração de investimentos em logística e infra-estrutura nos segmentos de portos e hidrovias, a missão buscará ampliar conhecimentos e tendências nestas áreas. O evento reuniu cerca de 50 pessoas entre empresários, representantes de entidades e do governo do Estado, além de parlamentares.

A missão visitará Amsterdã, Roterdã e Haia, com destaque para os portos das duas primeiras cidades. Roterdã é hoje o terceiro porto do mundo em movimento de cargas (378 milhões de toneladas), perdendo apenas para Shangai e Singapura. A comitiva gaúcha também visitará a Europort Maritime 2007, considerada uma das principais feiras do setor, além de visitas a plataformas multimodais (Inland Shipping) e centros de distribuição. O delegado do Escritório Comercial do Governo dos Países Baixos, Philippe Shulman, destacou a disposição do governo holandês em apoiar iniciativas nestes setores. "Cerca de 32% do transporte de mercadorias, incluindo interna e externa, é feito por vias fluviais", lembrou ele, destacando também o transporte intermodal do país, considerado exemplo de eficiência.

Publicado quarta-feira, 15 de Agosto de 2007 - 0h00