Você está aqui

Em sua terceira edição, o Road Show – Liderando 4.0, promovido pelo Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS (Citec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), foi realizado nesta quarta-feira (4), na Bebidas Fruki, em Lajeado. O evento, que teve participação de líderes empresariais de várias indústrias, tem como objetivo demonstrar, difundir e estimular a aplicação de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. O presidente do Conselho Consultivo da empresa, Nelson Eggers, explicou que a Fruki, hoje com 95 anos, fez um longo caminho até ser a referência que é no setor no Rio Grande do Sul. “As coisas não são feitas de um dia para o outro. Em primeiro lugar,  a direção da empresa tem que saber que as pessoas que ali trabalham têm que ser muito bem preparadas, para poder implantar as mudanças necessárias. E isto não se faz em cinco anos, mas em dez, quinze, vinte anos”, ressaltou.

O diretor industrial da Fruki, Júlio Nascimento, explicou que a empresa hoje já atua com várias ferramentas Lean, e conceitos da 4.0, mas que a jornada seguirá mais forte na nova planta, localizada em Paverama e que deverá estar pronta no final do próximo ano. Ele conta que foram realizadas visitas técnicas em empresas europeias de ponta no setor e que tudo está sendo previsto para a nova fábrica. “Conseguimos ver que tem muita coisa inovadora e que várias podem ser consideradas para a fábrica nova como redução do consumo de energia, redução de desperdício, flexibilidade para lançamento de produtos. Isto vai tornar a empresa mais competitiva, poderá entregar produtos com qualidade cada vez melhor, atender outros mercados”, disse ele. A sustentabilidade é uma preocupação na Fruki. “Quando se fala em consumo de energia, na planta de Paverama, pode chegar em uma economia de 30 a 40%  com as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas na Europa e no mundo de uma forma geral. Isto torna a empresa mais sustentável, do ponto de vista de meio ambiente e econômico,  gera competitividade,  e consegue produzir mais produtos com a mesma quantidade de recursos”, lembrou.

Road Show Liderando 4.0 - Fruki 2

O diretor da FIERGS e integrante do Citec, Aderbal Lima, falou da importância do evento para aproximar empresas. “Ele permite que os participantes aprendam uns com os outros e assim todos saem ganhando. Ninguém domina todas as áreas. A troca de ideias e de informações entre empresas faz com que os participantes saiam mais ricos”. Ele lembrou ainda que o Senai conta com um programa específico da indústria 4.0, que possibilita fazer um diagnóstico e apresentar caminhos e soluções para que ela siga nesta jornada.

O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein,  destacou que o Senai  se prepara com investimentos e especialistas para auxiliar as empresas nesta caminhada. “Desde a formação profissional até projetos para desenvolvimento de tecnologias e de inovação, apoiamos as indústrias neste desafio”, afirmou ele.

Publicado quinta-feira, 5 de Setembro de 2019 - 17h17