Gestores de sucesso entendem as "quatro leis"

Sócio da Bain & Company falou de ferramentas de gestão na FIERGS

O sócio da consultoria Bain & Company, Pedro Cordeiro, afirmou nesta terça-feira na sede da FIERGS que 90% dos presidentes de empresas que saem por mau desempenho, falham em uma das "quatro leis". São elas, nesta ordem: custos e preços sempre caem, sua posição competitiva determina suas opções, clientes e fontes de lucro não ficam parados e simplicidade gera resultado. "Gestores de sucesso entendem as "quatro leis" e traçam um mapa claro para atingir resultados", destacou Cordeiro, que falou no workshop Ferramentas de Gestão e Administração de Alto Impacto, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do IEL-RS, integrando seu Programa de Educação Empresarial.

Cordeiro aconselhou que os empresários usem o sistema para pautar suas ações. Conforme ele, algumas perguntas devem ser feitas: Você sabe como irão evoluir os preços e os custos do seu negócio e dos seus competidores? Você sabe onde está ganhando ou perdendo mercado para seus concorrentes? No seu negócio, quais competências criam vantagem e desvantagem competitivas? Quais são os segmentos de consumidores mais atrativos? Quanto da complexidade de produtos e serviços pode ser justificada pelo lucro? Sua estrutura organizacional é simples o suficiente para promover um processo decisório efetivo?

Com base nestas respostas é possível elaborar um plano. "Contemplando as quatro leis na construção de sua estratégia aumentam as chances de um crescimento sustentável e lucrativo", afirmou ele, lembrando que elas não são receita, "mas descrições da maneira geral como os negócios se comportam". "A elaboração de um plano efetivo deve ter três ou quatro ações imperativas, alocação de recursos, métricas e formas de medição e alarmes e detalhes de planos de contingência", salientou. O consultor comentou ainda que é muito importante coletar e analisar os dados para um verdadeiro ponto de partida e "a jornada para o ponto de chegada passar por foco, engajamento e controle".

Pedro Cordeiro se juntou à Bain em 2007 e possui mais de 11 anos de experiência em consultoria de gestão. Graduado em Engenharia Nuclear, com especialização em Física de Plasma, pelo Massachusetts Institute of Technology (EUA), antes de ingressar na empresa, dirigiu a Eccelera, o braço de private equity do Grupo Cisneros, um dos maiores conglomerados privados de mídia e bens de consumo no mundo. Cordeiro também trabalhou na McKinsey & Co. no Brasil e na Protector & Gamble na Venezuela, como gerente de marcas.

Publicado Terça-feira, 14 de Outubro de 2008 - 0h00