Mostra Inova Senai apresenta soluções industriais

O Isolador Portátil de Cabos, desenvolvido a partir do desafio da Weg, ficou em primeiro lugar no Inova Senai 2023, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), e que teve os vencedores divulgados no final do evento na tarde desta quarta-feira. O projeto, de alunos do Senai Gravataí, é o protótipo de um dispositivo semiautomático que substitui o processo manual de colocação de material isolante em condutores elétricos, utilizados na fabricação dos transformadores. O trabalho concorreu com outros 35 projetos de estudantes do Senai de todo o Estado. A mostra Inova Senai, que contou com a visita do governador Eduardo Leite acompanhado do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, apresenta os melhores trabalhos do Desafio Senai de Projetos Integradores concebidos para encontrar soluções a problemas levados por indústrias de diversos setores para alunos de aprendizagem industrial e cursos técnicos.

“O aluno do Senai está preparado para o mundo do trabalho, pois tem o seu perfil profissional discutido pela indústria. Além disso, sua metodologia está comprometida com a indústria na busca da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem fundamentada na formação por competências”, lembrou o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, em almoço com empresários para incentivar a participação na apresentação de desafios. “O Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI) é um convite aberto às indústrias para colaborar e propor desafios que nossos alunos possam resolver, não apenas como um projeto educacional, mas como uma visão para o futuro da inovação industrial.

Na mostra, o segundo lugar ficou com o Sistema de controle de manutenção dinâmico, do Senai Visconde de Mauá (Porto Alegre) e que busca que por meio de tecnologias 4.0 (realidade aumentada), reduzir as manutenções corretivas e as paradas não programadas. Desta forma, foram reduzidos custos, otimizando processos e alavancando resultados. O projeto foi uma solução para a CMPC Brasil.

O projeto Diminuição de riscos de acidentes com a instalação de proteção personalizada para mancais, do Senai de Erechim, ficou em terceiro lugar. O trabalho é uma solução para a Peccin S/A, fabricada por meio de impressão 3D, usando filamentos de PLA como matéria-prima. As proteções podem ser personalizadas de acordo com a necessidade e o modelo de mancal, um elemento de máquina que serve como apoio fixo para a transmissão mecânica em elementos girantes (eixos e rolamentos).

Na categoria DSPI, outros três projetos foram destacados: a Rastreabilidade de Ativos, do Senai Não-Me-Toque, foi o primeiro colocado.  O projeto, desafio da Stara Indústria de Implementos Agrícolas, consiste em utilizar chips de radiofrequência presos às embalagens e colunas leitoras espalhadas por pontos-chave da empresa, esses coletam dados que são enviados a um software que alimenta o banco de dados sobre as movimentações dos ativos. Em segundo ficou o Sistema Automático para fabricação de barramentos utilizados em quadros elétricos, do Senai Guaporé, e que buscou melhorar o processo de fabricação do barramento de cobre, da Efall Engenharia Elétrica, o tornando mais preciso e padronizado. A Montagem automatizada de maçaneta de porta corta-fogo, de alunos do Senai Lajeado, também mereceu destaque, ficando em terceiro lugar. O projeto buscou solucionar o processo de soldagem e lixamento das maçanetas por meio de uma esteira. A ideia é dar mais segurança e agilidade, influenciando em resultados mais relevantes para a empresa Difase Indústria e Comércio de Produtos de Segurança Ltda.

Publicado quarta-feira, 29 de Novembro de 2023 - 22h22