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O Sesi Com@Ciência mostrou a que veio logo no primeiro dia do evento. Palestrantes reconhecidos nacionalmente debateram os caminhos da educação sob diferentes perspectivas, contribuindo com o trabalho de gestores, educadores e estudantes – que puderam tirar dúvidas e interagir virtualmente. Ainda dentro da programação, estudantes das escolas de Ensino Médio do Sesi-RS e das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) compartilharam projetos desenvolvidos com o objetivo de resolver problemas cotidianos, a partir do uso das tecnologias.

Em seu pronunciamento de abertura, o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, destacou que a educação deve ser priorizada como parte da infraestrutura do País. “Sem ela não temos como trilhar os caminhos do desenvolvimento”, ressaltou.  A importância da inovação foi destacada pelo governador Eduardo Leite. “Precisamos estar conectados com esse novo mundo e por isto este evento do Sesi é tão relevante”, disse ele. “Um evento virtual em que as pessoas podem acessar gratuitamente conteúdos de qualidade”, afirmou Leite.

    Entre os palestrantes, o diretor do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira-Infância e professor do Insper e da USP, Naercio Menezes Filho, tratou da educação sob um olhar socioeconômico. Segundo ele, no Brasil os indicativos apontam para um desenvolvimento insuficiente da maioria das crianças e que, para reverter isso, elas precisam de estímulos em um ambiente saudável e integrado com a família e a sociedade. “Por que será que a gente não consegue crescer, num país como um todo, em inclusão social? Um dos principais aspectos está na falta de igualdade de oportunidades, para todas as pessoas, crianças e empresas”, defendeu.

    Naercio ressaltou, ainda, a importância dos primeiros anos de vida para a carreira das pessoas. “Isso se reflete na qualidade da educação e nas habilidades socioemocionais, cada vez mais importantes para lidar com os desafios do mercado de trabalho”, pontuou. Por fim, chamou atenção para o fato de que os efeitos da pandemia podem reverter ganhos na área social nos últimos 30 anos e que o próprio desemprego dos pais tem reflexo direto e praticamente imediato no desenvolvimento das crianças.

    Ainda dentro da programação deste primeiro dia, a diretora de Educação e Cultura da Infância do Instituto Alana, Raquel Franzim, apresentou diversos dados sobre a relação de crianças dos adolescentes com as múltiplas telas. Segundo ela, antes da pandemia quase metade das crianças brasileiras já passavam mais de três horas por dia em frente à tela de dispositivos eletrônicos e metade dos jovens no mundo se consideram viciados em internet.

    “No entanto, nunca devemos pensar só em uma perspectiva de tempo. Sobretudo, o que o espaço digital nos provoca a pensar é que a gente pode, assim como em uma escada, subir apenas um degrau ou até o fim. Tão importante quanto o tempo é o que acontece: experiências no espaço digital. Mas, infelizmente, um relatório da Unicef mostra que nossas crianças e jovens não vêm aproveitando as oportunidades mais criativas, éticas e seguras que o digital pode oferecer”, lamentou Franzim, ao destacar o papel da escola no desenvolvimento de experiências que estimulam o aprendizado a partir das tecnologias.

    O Sesi Com@Ciência continua nesta quinta-feira, 21, com uma série de palestras e atividades ligadas à inovação na educação. Para acompanhar, basta se inscrever gratuitamente pelo site www.sesicomciencia.com.br.

    SERVIÇO

    • Sesi Com@Ciência
    • Quando: 20 e 21 de outubro de 2021
    • Onde: 100% on-line
    • Quanto: gratuito
    • Inscrições: pelo site www.sesicomciencia.com.br
    Publicado quarta-feira, 20 de Outubro de 2021 - 17h17