Produção industrial volta a cair e setor projeta mais demissões

A produção industrial gaúcha fechou novembro com uma queda de 5,8 pontos em relação ao mês anterior, totalizando 45,4. Como consequência, o emprego recuou 2,9 pontos, atingindo 43,7. Conforme o levantamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), 31,1% das empresas reportaram retração no número de empregados. “A indústria chega ao final do ano com a atividade em baixa e perspectivas cada vez mais desalentadoras. Diante disso, as expectativas dos empresários continuam se deteriorando, indicando que esse quadro tende a se manter, o que deprime os investimentos e o mercado de trabalho”, afirmou o presidente da entidade, Heitor José Müller.

De acordo com a Sondagem Industrial do Rio Grande do Sul, a fragilidade do setor também ficou demonstrada nos estoques de produtos finais excessivamente acima do planejado em 32,9% das indústrias pesquisadas e na ociosidade da utilização da capacidade instalada em 40% das linhas de produção.

Em relação ao futuro, a expectativa de queda da demanda (46,4 pontos) para os próximos seis meses ficou mais disseminada pela indústria. Para o emprego, a projeção é de desaceleração (46,5). Enquanto 27,4% das empresas apontam para demissões, apenas 15,4% têm a intenção de fazer mais contratações. O restante respondeu que apenas irá manter o atual quadro. A situação de dificuldades também deverá afetar as compras de matérias-primas e insumos (45 pontos) e as exportações (48,2 pontos).

Desenvolvida mensalmente pela FIERGS, a Sondagem Industrial RS varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 pontos significa maior otimismo e abaixo indica pessimismo. Apenas a variável de estoques em comparação ao planejado é avaliada como negativa acima dos 50 pontos.

Expectativas para os próximos seis meses

· Demanda (46,4 pontos)
· Avaliação NEGATIVA. Projeta queda da demanda.
· É o menor valor em cinco anos

· Emprego (46,5 pontos)
· Avaliação NEGATIVA. Empresas projetam diminuição do emprego.

· Compras de matéria-prima (45,0 pontos)
· Avaliação NEGATIVA. As compras devem cair nos próximos meses.
· Compatível com a menor demanda projetada e o acúmulo de estoques.

· Exportações (48,2 pontos)
· Avaliação NEGATIVA. Indica queda.
· O pessimismo com a demanda não é restrito ao mercado doméstico.

Publicado segunda-feira, 29 de Dezembro de 2014 - 14h14