Produção se mantém positiva, mas demanda preocupa empresários

A Sondagem Industrial, divulgada nessa quinta-feira (26) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), apresenta resultados diferentes na produção e no emprego no mês de agosto. Enquanto o primeiro indicador se manteve positivo pelo segundo mês consecutivo (51,5 pontos), embora em ritmo menor na comparação com julho (55,6), a criação de vagas continua em declínio. O índice de número de empregados passou de 48,8 para 49,1 pontos no mês passado. Os indicadores variam de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 indicam aumento e valores abaixo, queda em relação ao mês anterior.

O aumento da produção na indústria em agosto foi acompanhado pela Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que subiu um ponto percentual em relação a julho, alcançando 71%, patamar muito próximo da sua média histórica para o mês. Os
empresários, no entanto, a consideraram abaixo do usual, com 44,6 pontos, sendo que 50 marcam o nível usual.

A Sondagem Industrial revelou também que os estoques de produtos finais continuaram em patamares excessivos em agosto, embora tenham melhorado na comparação com julho. Nesse período, o indicador de estoques em relação ao planejado, que compara o nível efetivo com o esperado pelas empresas, caiu de 51,9 para 50,8 pontos. O planejado é dado pelos 50 pontos.

EXPECTATIVAS
Para os próximos seis meses, os empresários ouvidos na pesquisa, realizada entre 2 e 12 de setembro, estão menos otimistas do que em agosto, o que representa a expectativa de um crescimento menor na demanda . O indicador de demanda prevista caiu de 57,2 pontos no mês passado para 55,6, assim como o de compras de matérias-primas, que recuou de 55,3 para 53 pontos. Apesar da retração, como ambos seguem acima dos 50 pontos, revelam tendência de elevação.

Diferente é o caso do emprego, que, segundo os empresários gaúchos, deve continuar em queda no período, com o indicador em 49,4 pontos. Por outro lado, as expectativas com relação às exportações voltaram a projetar expansão. O indicador de quantidade exportada cresceu de 48,7 para 51,9 pontos.

Depois de três altas seguidas, em setembro os empresários gaúchos se revelaram menos dispostos a investir nos próximos seis meses. O índice de intenção de investimentos voltou a cair no mês, 1,1 ponto ante agosto, atingindo 49,7.

A pesquisa ouviu 196 empresas sendo 46 pequenas, 70 médias e 80 grandes. Acompanhe o resultado completo, bem como a série histórica e a metodologia clicando aqui.

Publicado quinta-feira, 26 de Setembro de 2019 - 16h16