A Frente Parlamentar da Indústria Gaúcha, proposição do deputado Dalciso Oliveira, foi lançada nessa terça-feira, em cerimônia em formato híbrido  na Assembleia Legislativa, para discutir e propor pautas voltadas ao desenvolvimento e a competitividade do setor. “A Frente Parlamentar da Indústria é para a FIERGS uma forma de homenagear antecipadamente os integrantes anônimos da estrutura fabril do Rio Grande do Sul. Em cada fábrica há um empreendedor que arriscou seu patrimônio e faz da sua produção um bem maior para toda a sociedade rio-grandense”, discursou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Gilberto Porcello Petry, lembrando que em 25 de maio comemora-se o Dia Nacional da Indústria. A Frente surge a partir da Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial, documento com propostas elaboradas pelo Grupo de Política Industrial da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul.

Petry ressaltou o trabalho conjunto da entidade com o parlamento gaúcho para fazer o Rio Grande do Sul avançar e superar as adversidades que limitam as indústrias. “Contamos com a sensibilidade dos nossos políticos para que consigamos corrigir as distorções, removendo os entraves que prejudicam o crescimento econômico”, afirmou. Destacou que no primeiro trimestre deste ano, ao subir 4,4%, a indústria puxou o crescimento nacional da economia na comparação ao mesmo período de 2020, e que no RS, de janeiro a março, a produção industrial teve uma elevação ainda maior, de 12,3%. O resultado acaba impactando em todos os demais setores da economia, mas mesmo com essa posição estratégica, lembrou Petry, recai sobre a indústria a maior parcela da carga tributária do País. Embora a indústria de transformação esteja mais sujeita à concorrência internacional, suporta uma carga de tributos, em relação ao PIB, de 45,1% de seu valor adicionado.

Crédito foto: Joel Vargas

A Frente considera cinco eixos temáticos: Segurança Jurídica, desburocratização, simplificação e eficiência administrativa/tributária do setor público; Infraestrutura e logística; Adequação do tamanho e peso do setor público, estabilidade macroeconômica e financiamento; Inserção externa, inovação, tecnologia, máquinas e componentes; Empreendedorismo, indústria e sociedade. Segundo o deputado Oliveira, ela se propõe a auxiliar na solução de alguns dos principais problemas que prejudicam o setor e levam à baixa competitividade e à desindustrialização, entre eles a insegurança jurídica e a infraestrutura precária. O trabalho será realizado em dez regionais e, em cada uma delas, conforme Oliveira, a Frente será representada por um de seus integrantes e contará com o apoio de um vice-presidente regional da FIERGS.

O secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, representando o governador Eduardo Leite, destacou o entendimento e a relação positiva com o parlamento gaúcho nos últimos anos, o que tem permitido ao governo realizar importantes reformas que ajudam a deixar o Estado do tamanho adequado para a sociedade suportar, e que a Frente Parlamentar da Indústria será importante nessa contribuição. Já o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, alertou que todos precisam estar preparados para as transformações que virão após a pandemia, inclusive a indústria em sua relação com o mercado.

Assista o lançamento na íntegra (transmissão da TV Assembléia):

Publicado Terça-feira, 18 de Maio de 2021 - 16h16