Setor industrial integra missão internacionalda Presidência da República

Paulo Tigre, vice-presidente da CNI e presidente da FIERGS representará a indústria brasileira na Rússia, no Catar e no Irã

O vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, integrou a comitiva da Presidência da República que visitou a Rússia, o Catar e o Irã, de 14 a 16 de maio. Tigre representou o setor industrial brasileiro na missão empresarial, que teve como objetivo prospectar novas oportunidades de comércio nesses países.

O grupo, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, identificou os principais potenciais de negócios para o Brasil. Na Rússia, os destaques são: agronegócio, infraestrutura, energia, farmoquímico, indústria, máquinas e equipamentos, portuário, serviços, tecnologia da informação e turismo. No Catar: agronegócio, alimentos, autopeças, infraestrutura, materiais de construção, energia, turismo, móveis e aeronáutico. E, no Irã: petroquímico, siderurgia, mineração, autopeças, energia, transportes, equipamentos médico-hospitalares, turismo, agronegócio, plásticos e suas obras, metais sanitários e materiais de construção.

A Federação Russa, parceira estratégica do Brasil, manteve crescente intercâmbio comercial com o País até 2008, quando a corrente de comércio alcançou US$ 7,9 bilhões. Em 2009, as exportações brasileiras destinadas à Rússia totalizaram US$ 2,8 bilhões e as importações somaram US$ 1,4 bilhão.

O Catar, por sua vez, comprou US$ 195 milhões do Brasil e vendeu US$ 25 milhões, no ano passado. O volume atual de comércio, apesar dos efeitos da crise financeira mundial, apresentou um crescimento de 580% desde o ano base de 2003.

Já o Irã é o terceiro maior mercado para produtos brasileiros no Oriente Médio. Em 2009, o Brasil embarcou US$ 1,2 bilhão para aquele país. Em contraste, as exportações iranianas somaram apenas US$ 18,9 milhões no ano passado, destacando-se a compra de produtos petroquímicos.

Publicado quinta-feira, 13 de Maio de 2010 - 0h00