Sindicatos Industriais do RS recebem homenagem da FIERGS

Celebrar mais um ano de trabalho conjunto entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e os Sindicatos Industriais de todo o RS pela competitividade das indústrias gaúchas, e homenagear as entidades que vêm contribuindo para o desenvolvimento do Estado ao longo das últimas décadas. Esse foi o propósito do Encontro Sindical 2022, realizado pela FIERGS, por meio da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), na quinta-feira.

O evento reuniu na sede da FIERGS presidentes, executivos e outros representantes sindicais da indústria do Estado. “Neste momento de transição política, precisamos estar atentos à esfera federal para que a retomada da produção industrial que experimentamos tenha continuidade. Além disso, muitas questões poderão interferir diretamente nos sindicatos que presidimos, no meu caso o Sinmetal. Entre elas, será preciso prestar muita atenção a movimentos que alterem a legislação e que venham a desequilibrar as representações legítimas das entidades de empregadores e as de empregados. Outro tema que requer vigilância é a Modernização Trabalhista”, ressaltou o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, ao iniciar o evento. O presidente relembrou que “nos últimos 58 meses, foram gerados 5,6 milhões de novos postos de trabalho formais, mesmo em meio à pandemia, devido a esta Modernização”.

O vice-presidente da FIERGS e coordenador da Unisind, Gilberto Ribeiro, também deixou sua mensagem aos presentes. “Em 2022, a Unisind atuou fortemente ao lado dos sindicatos em diversas demandas, fomentando a atuação sindical na defesa dos interesses da indústria”, destacou.

Já o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), Carlos Artur Trein, apresentou os números da instituição nos últimos anos. Entre 2020 e 2022, o Senai investiu R$ 122 milhões. Nesse período, foram preparados 190 mil profissionais para o setor industrial.

Os Sindicatos Industriais filiados à FIERGS que fecharam década de atuação em 2022 foram homenageados: 80 Anos: Sindicato das Indústrias Têxteis do Estado do Rio Grande do Sul (Sitergs); Sindicato das Empresas do Complexo Industrial da Saúde no Estado do Rio Grande do Sul (Sindicis); Sindicato das Indústrias da Alimentação e Bebidas do Estado do Rio Grande do Sul (Siab-RS); Sindicato das Indústrias do Mate no Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate); Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo (Sic-NH); 70 Anos: Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (Sinborsul); Sindicato das Indústrias do Vestuário, Calçados e Acessórios do Nordeste Gaúcho (Sindivest Nordeste Gaúcho); 40 Anos: Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS); 30 Anos: Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo e Região (Sinmaqsinos); Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Rio Grande do Sul (Sipargs); Sindicato das Indústrias do Mobiliário da Região das Hortênsias (Sindmobil Gramado); 20 Anos: Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos (Simplavi); Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Tenente Portela (Sinduscon Tenente Portela).

Publicado sexta-feira, 9 de Dezembro de 2022 - 16h16