Sistema FIERGS debate a inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho

Os empresários que concederem uma oportunidade a um portador de deficiência poderão ter certeza de contar com um profissional totalmente dedicado e apaixonado pelo trabalho, com capacidade de atingir excelentes resultados. A afirmação é do escritor e administrador Ademar Matheus Santiago, um dos palestrantes do II Seminário do Programa Incluir, realizado nesta quinta-feira (8), na sede do Sistema FIERGS. O evento debateu e apresentou casos de inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho. Santiago ficou cego aos 46 anos e, a partir daí, percebeu uma oportunidade de divulgar, por meio de palestras e livros, a capacidade dos deficientes em realizar qualquer atividade com qualidade.

Uma das opiniões unânimes entre os participantes foi a

necessidade de incluir essas pessoas, e não apenas inseri-las, dentro das empresas. "Não basta pensar em preencher cotas estabelecidas pela Lei, é preciso encontrar funções realmente adequadas para que elas sintam-se valorizadas e úteis", ressaltou Santiago. Hoje, cerca de 27 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de deficiência física − 14,5% da população do País, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na segunda palestra, Steven Dubner, fundador da Associação Desportiva para Deficientes (ADD), apresentou vídeos com dezenas de casos de atletas deficientes, que superaram limites físicos para atingir recordes mundiais. Ele ressaltou a importância de vê-los como pessoas ativas e capazes. "Não há limites para os portadores de deficiência, no esporte e, muito menos, em atividades empresariais", destacou Dubner.

Durante o Seminário, também foi apresentado o Programa Incluir, do Sistema FIERGS, que, há dois anos, visa inserir e qualificar os profissionais portadores de deficiência, além de preparar os antigos funcionários a receberem o novo colega. O principal objetivo do Programa é eliminar as barreiras físicas, psicológicas e de comunicação, contribuindo para a mudança da cultura do mercado de trabalho com os portadores de deficiência. O Programa Incluir é dividido em cinco frentes: capacitação, acessibilidade, mapeamento das funções laborais, programa de qualificação profissional e estratégia de retenção de pessoas.

Publicado quinta-feira, 8 de Outubro de 2009 - 0h00