Você está aqui

Capacitação

Cursos de qualificação profissional para pessoas desempregadas já estão em andamento

O programa lançado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), para capacitação técnica e gratuita de pessoas desempregadas, em parceria com Sindicatos Industriais filiados à entidade, já está em andamento. Em Cachoeira do Sul, iniciou nesta quinta-feira (9) o curso de torneiro mecânico com alunos encaminhados pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do município (Sinmetel) (foto).

FIERGS realiza encontro de negócios virtual para empresas lideradas por mulheres

Com o objetivo de ampliar a internacionalização de empresas brasileiras lideradas ou geridas por mulheres, será realizado um encontro virtual de negócios multissetorial com o tema Mulheres na Exportação – Networking, Visibilidade e Conexões com o Mercado Internacional, entre 11 e 15 de julho. A promoção é da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS).

Rio Grande do Sul precisa qualificar 758 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025

Até 2025, o Rio Grande do Sul precisará qualificar 758 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 149 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 609 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar.

Isso significa que, da necessidade de formação nos próximos quatro anos, 80% serão em aperfeiçoamento. As ocupações industriais são aquelas que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial, mas estão presentes também em outros setores da economia.

Senai-RS realiza capacitação de docentes do Haiti

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) está realizando a capacitação de 30 docentes do Haiti para atuarem em seu país de origem. Essa é mais uma etapa do Projeto de Apoio à Formação Profissional no Haiti, assinado em 2016, entre o Senai e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e que em fevereiro teve a vinda de 12 representantes do Instituto Nacional de Formação Profissional (INFP) daquele país.

FIERGS lança cursos de qualificação profissional para pessoas desempregadas

As indústrias gaúchas poderão contar com novos profissionais qualificados por meio de uma iniciativa de capacitação técnica e gratuita de pessoas desempregadas. O programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), integrante do Sistema FIERGS, foi lançado nesta terça-feira (10), em parceria com os Sindicatos Industriais filiados à entidade.

Diálogos para o Futuro aborda mudanças sociais

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) promove o Diálogos para o Futuro, dia 11 de abril, às 19h, de forma on-line e gratuito. O tema será as mudanças sociais dos últimos anos e a necessidade de criar novas formas de relacionamento entre trabalhadores e empresas. O evento é direcionado para a área de recursos humanos e busca debater os desafios do mercado e as alternativas à cultura nas empresas.

Abertas as inscrições para o Curso de Formação de Lideranças

A 3ª edição do Ciclo Online de Formação de Liderança, promovido pelo Conselho de Futuras Lideranças (Conlider) da FIERGS e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) está com inscrições abertas até o dia 30 de março. O curso visa desenvolver, capacitar e atualizar líderes ou futuros líderes para que promovam um ambiente de negócio eficiente e sustentável. Dirigidas a sócios de empresas, empreendedores ou quem almeja ocupar cargo de liderança em órgão público ou privado, as aulas acontecem em encontros virtuais, às quartas-feiras, das 19h às 21h30min, de abril a setembro.

Road Show Huawei Solar chega ao RS com curso gratuito sobre instalação de sistemas fotovoltaicos

A unidade móvel Road Show Huawei Solar, projeto da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a Huawei e apoio de outras empresas do mercado de energia solar, está levando curso gratuito sobre instalação de sistemas fotovoltaicos (energia solar) aos principais estados do Brasil. Em 2021, de abril a dezembro, foram visitadas 49 cidades em 17 estados, capacitando mais de 1.900 pessoas.

Senai-RS receberá docentes do Haiti para capacitação técnica

Em abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial receberá no Rio Grande do Sul 30 docentes do Haiti para capacitação técnica de forma a atuarem em seu país de origem. Essa será a nova etapa do Projeto de Apoio à Formação Profissional no Haiti, assinado em 2016, entre o Senai e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e que iniciou este mês com a vinda de 12 representantes do Instituto Nacional de Formação Profissional (INFP) daquele país.