Você está aqui

Relações Internacionais

Embaixador da Itália quer fortalecer as relações comerciais com Rio Grande do Sul

Com o objetivo de criar movimentos de aproximação comercial, social e cultural, o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, acompanhado do cônsul-Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Roberto Bortot, visitou a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) nesta quinta-feira, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry, que destacou a intenção de desenvolver ações em parceria a fim de fomentar a relação entre as indústrias dos dois países.

Novo Embaixador da Áustria visita a FIERGS

O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, recebeu na tarde desta quarta-feira (23) o embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, juntamente com a cônsul honorária daquele país em Porto Alegre, Kathrin H. Lerrer Rosenfield.  O diplomata está no Brasil desde agosto do ano passado e já deu importantes passos para o aprimoramento da relação bilateral ao visitar o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações para dar prosseguimento ao Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica, que fora assinado em 2019 .

Embaixador e presidente da FIERGS tratam de projetos em comum para Uruguai e RS

O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles Galmés, e o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, destacaram, nessa quarta-feira (2), que o país vizinho e o Rio Grande do Sul têm muitos pontos e projetos em comum que precisam ser trabalhados conjuntamente, com o objetivo de ampliar o mercado entre as duas regiões. Galmés se reuniu e com o presidente da FIERGS na sede da entidade, quando também trataram sobre a Hidrovia do Mercosul, que une Brasil e Uruguai por meio da Lagoa Mirim e cuja reativação está sendo discutida na Assembleia Legislativa do Estado.

Embaixador dos EUA e presidente da FIERGS buscam ampliar mercado e investimentos com indústria gaúcha

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, destacou em encontro na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), nessa quinta-feira (19), a relação madura do seu país com o Brasil, mas que há espaço para ampliar o lastro econômico e de desenvolvimento entre as duas nações.

Chile vê possibilidade de incrementar a relação comercial com a indústria gaúcha

No ano passado, a corrente de comércio entre o Rio Grande do Sul e o Chile superou os US$ 655 milhões, uma elevação de 3,3% na comparação com 2018. Mesmo com este crescimento, o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, acredita na possibilidade de potencializar as oportunidades existentes para o incremento dos fluxos de comércio e investimentos, ratificando o Acordo Brasil-Chile, no fortalecimento das relações bilaterais e de investimento em integração logística.

Indústria gaúcha e embaixadores da União Europeia buscam consolidar parceria com o Mercosul

A missão anual dos embaixadores dos Estados Membros da União Europeia no Brasil começou seu roteiro pelo Estado, nesta quinta-feira (5), em um encontro com industriais gaúchos na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). “Muito da tradição deste Estado e a sua cultura empreendedora foram herdadas da Europa, pelas migrações que se deram ao longo da história rio-grandense.

Empresários do BRICS apresentam propostas para ampliar o comércio e facilitar investimentos

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul devem fortalecer a cooperação para promover a integração comercial e o desenvolvimento econômico e social.  Esse foi o consenso da reunião do Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS), realizada na última quarta-feira (13), em Brasília. No encontro, os líderes empresariais dos cinco países, entre eles o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, entidade organizadora do evento, definiram as 23 propostas do setor privado que foram apresentadas e entregues aos chefes de Estado na Cúpula do BRICS.

Embaixador do Chile diz que é necessário diversificar comércio com o Brasil

O embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt Ariztía, destacou nesta quarta-feira (13), durante o 1º Fórum Internacional de Comércio e Investimentos Brasil-Chile, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) em sua sede, a necessidade de uma maior diversificação no comércio entre os dois países. “Está muito concentrado em poucos produtos. O Brasil compra minérios e cobre, e o Chile, produtos derivados do petróleo. Naturalmente, o Brasil tem uma enorme variedade de produtos competitivos no mundo todo que não estão presentes nesse comércio.

Oportunidades para a indústria na relação Brasil-Chile serão discutidas na FIERGS

O I Fórum Internacional de Comércio e Indústria Brasil-Chile será na próxima quarta-feira (13), às 9h, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, realizado pela FIERGS, por meio do Conselho de Comércio Exterior, e pela Câmara de Comércio e Indústria do Chile no Rio Grande do Sul (CCIBC-RS). O embaixador chileno no Brasil, Fernando Schmidt, participará do evento, ao lado do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, e do governador Eduardo Leite.

Embaixador da UE diz que acordo com Mercosul amplia oportunidades para empresas brasileiras

As relações entre União Europeia (UE) e Brasil “vão por muito bom caminho” e o acordo acertado em junho com o Mercosul ampliará as oportunidades para as empresas brasileiras. A avaliação é do embaixador da UE no Brasil, Ignácio Ybañez, que se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, nesta terça-feira (5), na sede da entidade.