A diretoria do Conselho Gestor e Fiscal do Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário (Sinduscon de Pelotas e Região) para a Gestão 2024/2025 assumiu há cerca de dois meses e já traz resultados positivos no que diz respeito ao fortalecimento do associativismo do setor. “Em 60 dias, aumentamos em 20% o número de associados do nosso Sindicato”, celebra o presidente Marcos Fontoura. “Nós temos diversas lutas que podemos juntos e, com certeza, se todos nos unirmos, vamos tornar o setor mais forte, mais produtivo e teremos um ambiente de negócios mais agradável para todas as empresas da região”, completa o novo presidente, reforçando a importância da união dos empresários.

O trabalho pela coletividade e o permanente diálogo para a celeridade de processos e desburocratização é uma das bandeiras.

“É um grande desafio, pois esse ano temos pela frente cenário econômico, com inflação elevada, retração de mercado e eleições municipais. Eu acredito que o grande desafio do nosso setor, mas também do mercado como um todo, é a insegurança jurídica e tributária. Seguimos tentando criar ambientes favoráveis para romper esse ciclo de burocracia, de aumento de tributo e trazer um ambiente que possa ser favorável ao investimento e ao desenvolvimento”, declara Marcos Fontoura.

A entidade ainda está estruturando os projetos como um todo, mas já tem algumas atuações definidas, como a retomada do protagonismo do Sinduscon Pelotas, junto à municipalidade, algo que foi se perdendo ao longo dos últimos anos por conta de acontecimentos, como a pandemia e as enchentes. Uma das metas é reconquistar esse espaço. “Queremos realmente ter voz ativa no  desenvolvimento, na decisão, no direcionamento das políticas municipais, para o desenvolvimento imobiliário e da construção aqui na nossa cidade. Possuímos agenda junto à prefeitura, Secretarias, e todos agentes que fazem parte do ambiente da construção e já temos visto alguns efeitos”, ressalta.

Outra marca da nova gestão será a pluralidade, com a diversidade de perfis trazidos para compor a diretoria, diversas visões para tornar as resoluções mais abrangentes. “Queremos trazer uma governança mais plural com outras visões do mercado, não só dos construtores, mas dos fornecedores, de toda a cadeia da construção, que isso se transforme em uma rotina para o setor”, ressalta Fontoura, numerando que a nova diretoria é composta por antigos e novos empresários da construção civil, fornecedores, tanto de insumos quanto de serviços, e mulheres, reduzindo a predominância masculina das últimas diretorias.

Composição da diretoria

Além do presidente Marcos Fontoura, a gestão é composta pela vice-presidente, Vanra Luiza Zanettin,  os diretores Helena Fragomeni, Délcio Ponzoni Jr, Amanda Cobalchini e Ane De Marco Lamonato; Representantes Delegados  à Fiergs, Ricardo Dias Michelon e Vittorio Ardizzone;  no Conselho Fiscal Ricardo Maciel Ramos, Maurício Zabaleta, Mateus Stark Ehlert, Pedro Amaral Brito Leite, Augusto Ribeiro Morales e Miguel Medina.

Terça-feira, 23 de Julho de 2024 - 10h10