Você está aqui

Capacitar micro e pequenas empresas do segmento metalmecânico da região de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza foi o objetivo principal do projeto "Desenvolvimento de um Plano Mercadológico para Crescimento e Fortalecimento das Marcas", promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme-BG), pelo Programa de Apoio a Projetos Sindicais, uma iniciativa da FIERGS, por meio da Unisind, com apoio do Sebrae-RS

A definição do tema da capacitação surgiu a partir de uma demanda observada pelo Sindicato quando realizava seus eventos: a maior parte das empresas de micro e pequeno porte perdia oportunidades de crescimento p or não estar bem posicionada no mercado e por não realizar ações de divulgação adequadas de suas marcas. “O conhecimento sobre os mercados aos quais cada negócio deverá atingir é um fator relevante para o sucesso das empresas, assim como os produtos e serviços que serão comercializados para cada público de interesse. A maior parte das empresas participantes não possui um departamento de comunicação e nem mesmo um responsável internamente por estas ações de suporte ao comercial", destaca Paula Giordani, relações públicas da PSCom Estratégias Criativas, responsável pelo projeto. 

Foram 12 as empresas do setor metalúrgico e metalmecânico que integraram a iniciativa, entre elas, a Moreschi Esquadrias, de Bento Gonçalves. "A participação nos mostrou como enxergar a nossa empresa e como entender as dores dos nossos clientes. Nos ensinou que uma marca bem trabalhada e solidificada no mercado tem mais prosperidade. Quando finalizamos, recebemos um resultado que nos mostrou qual caminho temos que seguir para alcançar os objetivos vistos durante todo o processo", relata Bárbara Pontin, diretora da empresa. 

Outro exemplo é a Cafundó Expositores, que decidiu participar por perceber a necessidade de investir no marketing e contar com um olhar profissional. "Nada melhor do que um olhar profissional e externo para ‘enxergar’ a alma da empresa", destaca Paulo Augusto, da área comercial Cafundó. Em sua avaliação, “o projeto já está contribuindo para a empresa, pois identificamos, juntamente com a PSCom, pontos de melhoria cruciais para a imagem. Com mais tempo, esperamos atingir uma maior percepção de imagem da marca”, projeta. 

Além dos depoimentos, um sinal de que a iniciativa foi bem aceita é que metade das empresas solicitou orçamento para dar continuidade após a última etapa da consultoria, marcada pelo workshop Presença Digital, no final de outubro. “Atuando à frente do Simmme  há quase duas décadas, apoiamos e promovemos ações e iniciativas que contribuam com o crescimento das indústrias mecânicas, metalúrgicas e de materiais elétricos de Bento Gonçalves e região. Com a realização deste projeto, foi possível ir além, entrando na operação das empresas e compreendendo melhor as suas demandas e necessidades. Empresas fortes são construídas com planejamentos estruturados, análises aprofundadas e estratégias apropriadas a cada negócio e seus mercados. Ficamos felizes com os resultados, pois despertamos em cada participante o desejo de se tornarem marcas mais fortes e sólidas”, comemora o presidente do Simmme, Juarez José Piva. 

Sobre o Simme-BG 

O Simmme-BG tem base territorial de abrangência nas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, representando mais de 350 empresas na região. O Sindicato faz a defesa da categoria empresarial junto aos órgãos públicos e instituições, está à frente da comissão permanente de negociação coletiva e presta assessoria jurídica e trabalhista aos seus associados, além de manter uma intensa programação de cursos, capacitações e visitas técnicas.

 

quinta-feira, 23 de Novembro de 2023 - 18h18

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 19 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.