O Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (Sinborsul), sob a presidência do empresário Gilberto Brocco, comemorou 70 anos em 2022. A história da entidade foi iniciada no dia 8 de julho de 1952, em prol da cadeia produtiva de artefatos de borracha no Brasil. “O associativismo é muito importante, vai muito além do dissídio coletivo. Temos um sindicato forte hoje, e não só pelo presidente, mas por toda a diretoria, os associados, que fortalecem o Sindicato. Temos 38 empresas associadas e em torno de 380 associadas aderentes – conquistas que não podemos esquecer”, destaca Brocco. A celebração oficial ocorreu no dia 15 de dezembro, em São Leopoldo, com a participação do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry; presidentes de entidades parceiras e demais convidados.

Atualmente, o mercado está favorável para as empresas do segmento da borracha, com muitos pedidos, que chegam a comprometer 80% da capacidade de produção. Mas entre as dificuldades, admite Brocco, estão a carência de alguns insumos, e, também, a falta de profissionais qualificados. “Para 2023, um dos planos é promover cursos junto com Sesi e Senai, que possam ajudar as empresas a formar profissionais para atender essa demanda. Também teremos ações para as empresas visitarem feiras internacionais e nacionais, com as quais o Sindicato colabora financeiramente para que elas possam estar nesses eventos”, ressalta o presidente Brocco. Segundo ele, a ideia é criar sempre ações que beneficiem empresas de todos os portes e de acordo com a realidade de cada região do Rio Grande do Sul, visto que o Sinborsul é um Sindicato de representação estadual.

Gilberto Brocco deixa uma mensagem para 2023: “Que possamos fazer o nosso andamento normal como ocorreu em 2022 e possamos trabalhar com nossa capacidade, crescer juntos, as empresas e os sindicatos. Que seja um ano abençoado para todas as empresas, que tenham saúde financeira e mental, não só as empresas, mas dirigentes e famílias. Hoje, temos 12 mil pessoas envolvidas em toda a indústria da borracha, o que é gratificante”.

sexta-feira, 23 de Dezembro de 2022 - 15h15