Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (1° de março) o livro “Para sempre a Escola... 50 anos bem curtidos...”, alusivo aos 50 anos do Instituto Senai de Tecnologia Couro e Meio Ambiente (Escola de Curtimento), em reunião–almoço da Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AICSul), realizada na sede da ABQTIC (Associação Brasileira dos Tecnicos e Quimicos da Indústria do Couro), em Estância Velha.

O evento contou com a presença do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. A obra conta a história da unidade do Senai e como ela se confunde com a trajetória e evolução do setor de curtume na região. “Há muitos laços entre os empresários deste segmento e a escola. A evolução do setor e desta unidade do Senai se deu principalmente pela participação dos empresários”, lembrou o presidente da FIERGS, que visitou a sede do instituto e seus laboratórios antes do evento. Hoje, além de escola, o instituto conta com uma extenso portfólio de serviços técnicos e tecnológicos que atendem empresas de todo o Brasil. O livro, da jornalista Beatriz Franken, terá sessão de autógrafos durante a Fimec, dia 7 de março, às 16h, no estande do Senai-RS.

Ao prestigiar a posse do Jair Krummenauer, como novo presidente da Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AICSul), Petry ressaltou que é importante valorizar os empresários. “Temos uma vocação e precisamos valorizar o empresário industrial”, disse ele. Para ele, não há desenvolvimento sem indústria e não existiriam nem a FIERGS, nem o Senai, nem a AICSul, nem a escola sem industriais dedicados a unir forças e talentos.  “Além da carga tributária que do Brasil é uma das mais altas do mundo, o País nos repassa custos que não seriam nossos, como a segurança, por exemplo”, afirmou Petry. “Temos que contratar seguranças para proteger nossas empresas, o que não acontece em outros países”, disse.  O industrial advertiu que este é o ano de eleições gerais. “A decisão do futuro do País está em nossas mãos: se escolhermos mal, ele vai andar para trás, se escolhermos bem, ele vai crescer”, encerrou.

Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente – O instituto tem um curtume moderno e automatizado, com máquinas novas que atendem a norma de segurança NR12. Conta com quatro laboratórios, sendo dois de química, um de classificação de resíduos sólidos e um de ecotoxiciade, além da modernização da infraestrutura da Central Analítica e da ampliação do Laboratório de Pesquisa. Além da nova Estação de Tratamento de Efluentes, o IST teve seu serviço de consultoria ampliado com a incorporação do Centro Nacional de Tecnologias Limpas na área de meio ambiente.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 1 de Março de 2018 - 16h16