A cônsul dos Estados Unidos em Porto Alegre, Julia Harlan, afirma que com a abertura do consulado americano na capital gaúcha, ocorrida em junho, novas oportunidades se abrirão para aumentar a relação comercial entre o país e o Rio Grande do Sul. A cônsul esteve, nesta segunda-feira (11), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), quando foi recebida pelo presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry. Para contribuir com esta maior aproximação, Julia Harlan planeja trazer para Porto Alegre, no próximo ano, uma missão Select USA, programa do governo dos EUA que busca facilitar a criação de negócios e atrair investimentos estrangeiros para aquele país. Ela também pretende intermediar a ida de missões empresariais gaúchas para os Estados Unidos. Petry colocou a FIERGS à disposição para colaborar com o consulado.

No ano passado, o Brasil exportou US$ 23,1 bilhões para os Estados Unidos e importou US$ 23,8 bilhões. Já o Rio Grande do Sul vendeu US$ 1,2 bilhão, um acréscimo de 3,14% em relação a 2015, e comprou US$ 760 milhões, uma queda de 20,9%. Os principais produtos gaúchos exportados foram tabaco, químicos, armas e calçados. Já entre os adquiridos se destacaram máquinas e equipamentos, fertilizantes, combustíveis e óleos minerais e veículos.

Desde a sua inauguração, o consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre já emitiu 15 mil vistos, e atualmente fornece cerca de 250 por dia. Antes de se dirigirem à sede do consulado, localizada na Avenida Assis Brasil, 1889, os interessados precisam comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), na Avenida Carlos Gomes, 1501. Julia Harlan esteve na FIERGS acompanhada do cônsul para Relações Públicas, John Jacobs; e da assistente para Assuntos Econômicos, Aline Vecchia.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado segunda-feira, 11 de Setembro de 2017 - 16h16