Escola do Senai passa a ser Centro de Formação Profissional Elisabetha Augusta Müller Oderich

A unidade do Senai de São Sebastião do Caí passa a se chamar Centro de Formação Profissional Senai Elisabetha Augusta Müller Oderich. A cerimônia de nomeação ocorreu nesta segunda-feira (15), com a presença do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, além de lideranças empresariais da região. “Homenageamos hoje a matriarca de uma empresa de mais de cem anos, que muito contribuiu com o desenvolvimento econômico e social do Estado”, destacou Petry. Ele enfatizou que em sua gestão foi lançado o programa Indústria pela Educação. “Entendo que o ensino, incluindo cursos profissionalizantes, deve ser entendido como infraestrutura básica para o desenvolvimento de qualquer país”, ressaltou ao comentar o legado da homenageada na área.

A homenagem à senhora Elisabetha Augusta Müller Oderich se dá por sua relevante contribuição à educação e cultura da comunidade, e por ser responsável pelo apoio e ensinamento que moldaram a quarta geração da centenária Conservas Oderich S/A.  O vice-presidente da FIERGS, Marcos Oderich, filho de Elisabetha Oderich, agradeceu a homenagem destacando a importância do trabalho realizado pela “Vó Beth”, como era chamada, com crianças e jovens. Ele também salientou a relevância da unidade do Senai que, além de ensinar uma profissão, passa aos jovens valores prezados pela homenageada, como a ética.

Foto: Dudu Leal

A unidade foi inaugurada em julho de 2014, atendendo as áreas Metalmecânica, Eletroeletrônica, Administrativa e Têxtil. Desde lá foram mais de 5 mil matrículas em Aprendizagem Industrial, além de cursos de Evolução em áreas como Gestão e Logística, Metalmecânica, Eletroeletrônica, e Madeira e Mobiliário. A escola foi atingida pelas cheias em novembro do ano passado e maio e junho deste ano, passando por uma ampla reforma. O diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, falou do apoio que a instituição vem tendo das comunidades e de outros estados e ressaltou a união pela reconstrução.

Publicado segunda-feira, 15 de Julho de 2024 - 16h16