Você está aqui

Carvão: um negócio sustentável que movimenta bilhões de dólares no RS

No dia 18 de abril, a partir das 14h, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), vai ser realizado o seminário “As novas perspectivas para o uso sustentável do carvão”. Na programação está prevista a apresentação do estudo sobre a viabilidade de implantação de um polo carboquímico no Estado, um projeto que deverá ser uma oportunidade para atração de grandes investimentos como poucas vezes se viu no País. A ideia é esclarecer sobre as novas tecnologias para produzir gás natural, fertilizantes e metanol a partir do carvão mineral, cujas reservas gaúchas representam 90% do total brasileiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://seminariocarvao.eventize.com.br/ .

A potencialidade do Estado para o desenvolvimento de um Complexo Industrial Carbonífero (sem geração de energia elétrica) já vem sendo pensada pela FIERGS em parceria com o Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Carvão (Sniec). Com uma estimativa de investimento na ordem dos bilhões de dólares, que vão desde infraestrutura necessária até a alta tecnologia de equipamentos que processam o carvão para gerar gás natural e outros insumos químicos. 

No final de 2016, as duas instituições assinaram um termo de cooperação técnica com apoio institucional do governo do Estado. A partir de então, foi iniciada uma forte mobilização entre mineradoras, empresários e as Secretaria de Estado de Minas e Energia e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para que o resultado do estudo encomendado pela FIERGS e o Sniec possa ser o ponto de partida para a consolidação de Polo Carboquímico Gaúcho. “Graças à evolução tecnológica há toda uma nova perspectiva para o uso sustentável do carvão, uma verdadeira riqueza que temos em abundância no Estado. Estamos tratando de uma cadeia industrial altamente atrativa em investimentos e geração de valor”, destaca o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. 

A projeção é real. Somente um projeto capitaneado pela mineradora Copelmi está sendo avaliado em US$ 1,5 bilhão para sair do papel em 2018. Será uma parceria de investimentos com a gigante sul-coreana Posco, uma das maiores siderúrgicas do mundo, e prevê a construção de uma usina de extração de gás do carvão com capacidade para gerar até 2 milhões de metros cúbicos por dia. Não por acaso, o diretor de desenvolvimento de novos negócios da Copelmi, Roberto Faria, será um dos painelistas do seminário com o tema: “Caso Prático: Projeto de produção de Gás Natural Sintético a partir do carvão da mina de Guaíba para garantia da oferta de gás de longo prazo no RS”. 

De acordo com Faria, muitas empresas se interessam pelos negócios no segmento de carvão que ultrapassem o âmbito da geração de energia elétrica nas usinas térmicas. “Um complexo carboquímico pode gerar uma movimentação econômica acima da casa de US$ 5 bilhões”, estima o executivo. Ele observa que, para estruturar o polo gaúcho, há oportunidades para as cadeias produtivas de construção civil, metalmecânica, máquinas e equipamentos, química e outras. A geração de empregos pode ultrapassar três mil vagas na fase de construções.

Em termos de futuro de mercado, o uso do gás natural já é uma realidade. Contudo, o abastecimento, hoje coordenado no Estado pela Sulgás, precisa de planejamento de longo prazo. “O contrato do Brasil com a Bolívia vence em 2019 e a Petrobras deve se retirar da intermediação dos acordos. Precisamos de diversidade de fornecedores para evitarmos possíveis problemas de oferta”, aponta Faria. Pelos estudos, o gás a partir de carvão seria mais barato que o GNL (Gás Natural Liquefeito) produzido com petróleo. 

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO “AS NOVAS PERSPECTIVAS PARA O USO SUSTENTÁVEL DO CARVÃO”
Quando: dia 18 de abril, das 14h às 17h 
Onde: Centro de Eventos FIERGS – Espaço Compet (Avenida Assis Brasil, 8787 – Bairro Sarandi – Porto Alegre) 
Como: gratuito com inscrições pelo link: https://seminariocarvao.eventize.com.br/ 

14h – Credenciamento 

14h30min – Solenidade de abertura
A importância do uso sustentável do carvão e sua vocação carboquímica para soluções regionais em substituição de importações do Rio Grande do Sul. 
- Presidente da FIERGS, Heitor José Müller 
- Presidente do Sniec, Cesar W. de Faria 
- Secretario Estadual de Minas e Energia, Artur Lemos 
- Secretario de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco 
- Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral, deputado Alceu Moreira 
- Frente Parlamentar de Mineração, deputado Lucas Redecker 

15h – Palestra
Gaseificação de carvão: Alternativas tecnológicas e diferentes produtos que podem ser produzidos a partir do Gás de Síntese, com Roberto Heemann, Cepac – PUC/RS 
 
15h30min
Principais resultados do Estudo sobre a viabilidade da Carboquímica no Estado do RS com foco em Ureia, Amônia e Metanol, com Manuel Quintela, da Chemvision 

16h – Caso Prático
Projeto de produção de Gás Natural Sintético a partir do carvão de mina de Guaíba para garantia de oferta de gás de longo prazo no RS, com Roberto Faria – diretor de novos negócios da Copelmi

16h30min – Perguntas e respostas 

16h45min – Conclusões e encaminhamentos
 

Publicado segunda-feira, 3 de Abril de 2017 - 17h17