Seminário Gaúcho Gestão de Alimentos e Bebidas será realizado na FIERGS

Todos os elos da cadeia alimentícia gaúcha reunidos em um único evento. Promovido a partir de uma ação conjunta entre a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e o Sebrae, o Seminário Gaúcho Gestão de Alimentos e Bebidas é uma oportunidade de aproximar produtores rurais, agroindústria e comércio.  O encontro será realizado no dia 30 de novembro, das 13h30min às 18h30min, na FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787). As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

Para o coordenador do Conselho da Agroindústria da FIERGS (Conagro), Marcos Oderich, o seminário funcionará como um encontro de negócios. “É a oportunidade de melhorar a integração da cadeia produtiva, com a aproximação dos agricultores, indústria, comércio e serviços”, observa. A partir da reunião das várias empresas que atuam na área de alimentos no Estado, o objetivo é obter informações que contribuam para agregar maior valor aos produtos e ampliar mercados. “Também será a oportunidade de trocas de experiências, já que estarão no mesmo espaço vários cases que são exemplo no Rio Grande do Sul”, destaca Oderich.

Seminário Gaúcho Gestão de Alimentos e Bebidas
30 de novembro de 2016, das 13h30min às 18h30min
FIERGS, localizada na Av. Assis Brasil, 8787, em Porto Alegre

Clique aqui para se inscrever.
Evento gratuito

Programação:

13h – Credenciamento
13h30min – Abertura oficial
13h45min – Apresentação das Empresas Destaque – Projetos Sebrae

14h – Talk Show “Integração produtor, indústria e restaurante – uma receita de sucesso”
Painelistas:
Carlos Simm – Presidente da Aproccima, que produz carnes para experiências gastronômicas mais elaboradas, harmonizadas com vinhos e cervejas especiais.
Cesar Postingher – Gerente comercial da Econatura Produtos Orgânicos, empresa que elabora produtos orgânicos desde 1996, com matéria-prima da agricultura familiar local. Produzem alimentos inovadores visando ao aproveitamento máximo da uva orgânica e seus benefícios para a saúde.
Carlos Kristensen – Chef do Restaurante Hashi, tem dedicado atenção especial à pesquisa e ao trabalho com pequenos produtores artesanais do RS, resgatando a importância histórica e valorizando as raízes culturais gastronômicas do povo gaúcho.
Mediadora: Maria Fernanda Tartoni – Chef, proprietária do Tartoni Restaurante e presidente da ABRASEL/RS.

15h – Talk Show “Casos de sucesso em alimentos & bebidas premium do RS”
Painelistas:
Thais Pires Lopa – Médica veterinária, presidente da Alegro (Associação Alegretense das Agroindústrias), que trabalha com produtos tradicionais como charque e linguiças campeiras artesanais, somente com carnes frescas e conservantes naturais.
Anderson de Césaro – Enólogo e viticultor que, em 2009, junto com a esposa, iniciou a Vistamontes Sucos Naturais com o objetivo de atender um público exigente e preocupado com alimentação saudável e saborosa, que valorize o saber fazer e a origem.
Evandro Weber – Sócio da Cachaçaria Weber Haus, a mais premiada do Brasil. A empresa usa o processo natural, desde a escolha do tipo correto de cana-de-açúcar, até o corte manual e o tratamento ecologicamente correto ao canavial.
Andrei Martinez – Chocolatier formado em gestão de negócios em chocolataria gourmet pela Castelli Escola de Chocolataria. Proprietário da A. Martinez que produz chocolates finos com ingredientes naturais e cacau de origem.
Mediador: Marcos Oderich – coordenador do Conselho de Agroindústria da FIERGS e diretor da Conservas Oderich SA.

16h15min – Talk Show “Novos modelos de negócio em alimentos e bebidas”
Painelistas:
Gabriel Drumond – Sócio do Mercado Brasco, que mais do que ser um mercado de bairro, busca aproximar as pessoas, resgatar velhos costumes e valorizar os produtos locais e regionais.
Rodrigo Bellora – Proprietário e chef do Restaurante Valle Rústico, eleito melhor restaurante contemporâneo de Bento Gonçalves, referência no trabalho de valorização de produtos locais e de pequenos produtores.
Pietro Rocha – Chef do Espontâneo Bar Orgânico e co-fundador da Tribo Viva, uma plataforma de consumo colaborativo de produtos orgânicos que conecta o pequeno produtor rural ao consumidor final.
Rodrigo Yung – Proprietário da Cervejaria Heilige, fábrica de cervejas especiais e rede de pubs franqueados.
Mediador: Diego Fabris – Publicitário, pós-graduado em marketing pela ESPM/RS e sócio-fundador do Destemperados.

17h30min – Palestra “Mercado de alimentos premium: tendências, desafios e oportunidades para empresas gaúchas”
Palestrante:
Marcia Durtra de Barcellos – Doutora em Agronegócios pela UFRGS, fez seus estudos no Brasil, Holanda e Austrália, com foco em marketing e comportamento do consumidor de alimentos. Tem pós-doutorado em marketing de alimentos pela universidade de Aarhus, na Dinamarca. Participa de projetos de pesquisas nacionais e internacionais com diversos trabalhos de consultoria na área de marketing de alimentos.

18h30min – Encerramento.

Publicado segunda-feira, 21 de Novembro de 2016 - 16h16