Você está aqui

FIERGS intensifica trabalho de orientação à busca de crédito para pequenas e médias indústrias

Apontado como um dos caminhos mais críticos nas gestões de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), o acesso ao crédito ganha um forte aliado para ajudar empresários de todos os segmentos produtivos. O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), da FIERGS, será lançado no dia 23 de novembro, a partir das 9h, no Centro de Eventos da entidade (Avenida Assis Brasil, 8.787 – Porto Alegre). Trata-se de uma iniciativa coordenada pelo Conselho da Pequena e Média Indústria (Copemi) com o objetivo de ampliar os serviços já oferecidos pelo Posto de Informações FIERGS/BNDES há mais de 10 anos.
 
Com o lançamento do Núcleo de Acesso ao Crédito, que também atuará integrado a ações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as empresas terão mais orientação e suporte para demandas de investimentos em expansão, modernização, capital de giro, projetos de inovação, entre outros, não apenas com bancos públicos, mas também com os privados. “A CNI é sensível ao tema do crédito e o NAC será parte de uma rede nacional que está sendo lançada em outras federações de indústrias”, esclarece o coordenador do Copemi, Marlos Schmidt. Instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES já sinalizaram total entendimento e receptividade ao projeto.
 
Desde 2007, a FIERGS possui um convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo de prestar informações, de maneira permanente e atualizada, a respeito das políticas e formas de atuação do referido banco com vistas à promoção do acesso das MPMEs às suas linhas de financiamento e cadastros (Cartão BNDES e credenciamento Finame). “O NAC ampliará esse serviço promovendo aproximação com os agentes financeiros (bancos públicos e privados), bem como poderá subsidiar as políticas de crédito, afinal, a FIERGS está atenta a esse tema como um dos mais importantes para as pequenas e médias indústrias”, comenta Schmidt.
 
No dia 23 de novembro, o evento "O que sua empresa precisa?" será divido em dois momentos. No turno da manhã, durante o lançamento do NAC, a Unidade de Estudos Econômicos da FIERGS apresentará o panorama de crédito e financiamento em 2016 e perspectivas para 2017. Também os bancos BRDE e Santander, confirmados até o momento, apresentarão suas estruturas e perspectivas de investimento para o próximo ano.
 
Na parte da tarde, das 13h30min às 18h, haverá o curso Educar para o Crédito, com a economista Maria Aparecida Bogado, especialista em financiamento e investimento, com 30 anos de experiência no Sistema Financeiro Nacional. Entre os tópicos do curso estão: “A evolução do crédito no Brasil”, “Como identificar a necessidade de crédito”, “Principais conceitos na área de crédito”, “O que o banco pode me oferecer?”, “O que o banco analisa para conceder o crédito?”, “Minhas possibilidades como consumidor bancário”, “Dicas para uma boa gestão financeira” e “Eu e a minha rota de futuro”. A atividade também será realizada na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul, no dia 24 de novembro, das 13h30min às 18h. Todos os eventos são gratuitos.
 
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3347-8508 ou e-mail nac@fiergs.org.br. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.lancamentonac.eventize.com.br.
 
Publicado quinta-feira, 17 de Novembro de 2016 - 14h14