Você está aqui

Embaixador da Alemanha trabalha para fortalecer laços econômicos com o RS

O 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que ocorre em novembro de 2017, na sede da FIERGS, será uma oportunidade de aproximação ainda maior entre a Alemanha e o Rio Grande do Sul. O assunto foi abordado durante a reunião entre o embaixador alemão no Brasil, Georg Witschel,  e o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, na tarde desta quinta-feira (3). “O objetivo da nossa visita é estreitar ainda mais os laços econômicos e políticos com o Rio Grande do Sul, aproveitando a realização do EEBA por aqui”, afirmou o diplomata. A expectativa é de que 500 empresários venham ao Estado para rodadas de negócios e prospecção de novas oportunidades de investimento durante o encontro, que ocorre de forma alternada, um ano em cada país, desde 1983, reunindo líderes políticos e empresariais. Trata-se de um dos mais importantes eventos da agenda entre as duas nações e a previsão é de até US$ 10 milhões em negócios e 200 reuniões bilaterais.
 
Entre os temas tratados na reunião também estiveram a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil e a reforma da previdência. Heitor José Müller também destacou a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), com o instituto alemão Fraunhofer, e a metodologia de ensino oferecida pelas escolas Sesi de Ensino Médio, inspiradas em modelos internacionais de educação.
 
A atual pauta das vendas externas do Brasil para a Alemanha é composta, principalmente, por especiarias (22,2%), minérios (14,1%), resíduos para alimentação animal (12%) e máquinas e equipamentos (9,1%). Já as compras brasileiras se concentram em máquinas e equipamentos (25%), produtos químicos orgânicos (10,7%), produtos farmacêuticos (10,6%) e automóveis (9,7%). O país europeu é o quinto maior destino das vendas externas do Brasil. Apesar da colocação, em 2015, as exportações nacionais para a Alemanha ficaram em US$ 5,1 bilhão – queda de 22% em comparação ao ano anterior. 
 
 
 
 

 

Publicado quinta-feira, 3 de Novembro de 2016 - 18h18