Você está aqui

O Serviço Social da Indústria (Sesi) completa nesta sexta-feira (1º) 70 anos de atividades. “As grandes transformações da humanidade certamente são provocadas por visionários. Como aqueles empreendedores que conceberam o Serviço Social da Indústria”, afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, na cerimônia de lançamento do livro Sesi-RS 1946-2016, nesta quinta-feira, na sede da FIERGS. “Em 1946, a paisagem rural do Rio Grande do Sul ganhava prédios com telhados recortados, marcando os primórdios da industrialização. Hoje, quando se olha para trás, pode parecer que as iniciativas da época eram desconexas. Mas tenham a certeza: nada aconteceu por acaso”, disse Müller. O livro, da historiadora Elizabeth W. Rochadel Torresini, e uma exposição, que está na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, contam a história da instituição. Com o propósito de buscar a transformação social, induzindo a competitividade da indústria e a melhoria das condições de vida dos trabalhadores, o Sesi atua com foco na Educação, Segurança e Saúde no Trabalho e Promoção da Saúde ampliando sua abrangência por meio da virtualidade e mobilidade.
 
“Neste ano de 2016, em meio a uma das maiores crises econômicas e políticas do País, posso garantir que o Sesi continuará levando adiante seus projetos”, reiterou o presidente. “O Sesi, sem dúvida, faz parte da trajetória de cada fábrica; faz parte das mais diferentes localidades; faz parte da vida dos empreendedores e dos industriários gaúchos. E permanecerá como um fator essencial de evolução do setor industrial e da sociedade”, destacou.
 
 “Falar do Sesi é falar também em influenciar, transformar e inovar”, ressaltou o diretor superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo. “O papel do Sesi, nestes 70 anos, foi sempre de colaborar com as indústrias, no sentido de criar um ambiente saudável para o trabalhador. Buscamos contribuir para o desenvolvimento de espaços seguros e saudáveis, nos quais o trabalhador esteja apto a atuar nesta sociedade mais tecnológica, condição fundamental para uma indústria sustentável e competitiva”, falou.
 
O secretário estadual da Cultura, Victor Hugo Alves da Silva, que representou o governador José Ivo Sartori na cerimônia, descreveu a importância da instituição e encerrou seu pronunciamento afirmando “o Rio Grande do Sul deve dizer duas palavras ao Sesi: gratidão e reconhecimento”. “O Sesi não transforma as pessoas, ele as inaugura, pois lhes dá oportunidades”, propôs o vice-prefeito Sebastião Mello.
 
O ex-conselheiro do Sesi de Santa Rosa, Nilso Guidolin, lembrou o trabalho feito na região com o Sesi Show há mais de 25 anos. “A atuação do Sesi é uma grife, um resgate social. O Sesi transforma através do bem estar social”,  enfatizou ele. O diretor superintendente do Sistema FIERGS, Carlos Zuanazzi, aproveitou seu pronunciamento para agradecer aos colaboradores, empresários, trabalhadores, conselheiros e presidentes que fazem a história da instituição. “O desejo de fazer as pessoas felizes é o que move o Sesi”, observou.
 
A cerimônia encerrou com a apresentação da Orquestra Big Band Sesi, resultado das aulas de música desenvolvidas no Sesi Lajeado e Estrela, com a participação de 20 jovens entre 12 e 19 anos.
 
(Crédito foto: Dudu Leal)
 
 
 
 
 
Veja as fotos do evento:
(Crédito fotos: Dudu Leal)
 

Sesi 70 Anos

Publicado quinta-feira, 30 de Junho de 2016 - 19h19