Você está aqui

Tornar-se fornecedor da Embraer, terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, que atende a 90 companhias aéreas de 61 países, é uma grande oportunidade. Representantes da empresa estiveram na FIERGS para conhecer de perto potenciais indústrias para subcontratação no Rio Grande do Sul. Hoje, a fabricante de aeronaves conta com 69 fornecedoras, sendo apenas quatro na região Sul. “A criação de um cluster no Rio Grande do Sul viabilizaria a logística”, informa a responsável pelo Desenvolvimento da Cadeia Nacional de Suprimentos da Embraer, Renata da Rocha Lima, que esteve no encontro para apresentar a companhia.  
 
Na tarde desta quinta-feira, 15 empresas gaúchas selecionadas apresentaram suas estruturas para a multinacional. Os representantes da companhia levarão todas as informações coletadas para avaliação e, em um segundo momento, entrarão em contato com as de interesse para agendamento de visitas técnicas. 
 
Em toda a operação mundial da Embraer, o Brasil responde por 18% dos subcontratos, enquanto os Estados Unidos detêm 56% do total. Por isso, a ideia é elevar o percentual nacional. Algumas das áreas de fornecimento são usinagem, estamparia, termoformagem, montagens e serigrafia. A multinacional mantém um projeto focado no crescimento de seus parceiros, o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Aeronáutica (PDCA), que já treinou mais de mil funcionários de empresas parceiras, 25% do total dos trabalhadores. 
 
(Crédito foto: Dudu Leal)
 
 
Publicado quinta-feira, 9 de Junho de 2016 - 17h17