A 37ª edição do Seminário de Operações de Comércio Exterior foi realizada nesta quinta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Reunindo mais de duas centenas de profissionais de empresas voltadas aos negócios internacionais, o objetivo foi promover a aproximação dos exportadores e importadores gaúchos e aprofundar conhecimentos sobre procedimentos de operações deste tipo. A promoção foi do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a FIERGS. “Temos de estar preparados para a dinâmica do comércio exterior, um importante vetor para o crescimento do Brasil. Para isso, a desburocratização das operações são estratégicas”, destacou o coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Müller, na abertura do evento. Ele afirmou, ainda, que a burocracia institucional e o excesso de normas que se sobrepõem geram punições injustas a empresas.

O diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, Renato Agostinho da Silva, enfatizou que o Plano Nacional de Exportações lançado pelo governo federal nasceu a partir do diagnóstico de que no Brasil existe um descompasso entre a economia do País e o fluxo global. “A nossa participação no comércio exterior não corresponde ao nosso tamanho. Precisamos diversificar a pauta e os destinos, distribuir melhor e trazer também empresas menores para a atividade exportadora”, disse Silva, garantindo que o Decex vem tomando medidas que contribuem para a simplificação e a redução dos tempos totais para liberação de produtos nas operações de exportação e importação. Licenças de Importação e Drawback foram outros temas tratados no seminário.

FOTO: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 17 de Setembro de 2015 - 17h17