A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinaram convênio, nessa segunda-feira (31), com o objetivo de disponibilizar linhas emergenciais de crédito para as indústrias. A iniciativa abrange recursos para pagamento do 13º salário e outros compromissos de final de ano, assim como capital de giro para despesas extras e linhas de investimentos de máquinas e equipamentos novos e usados. A proposta da instituição financeira sinaliza condições mais favoráveis para as empresas terem acesso ao crédito nessa fase de adversidades no Brasil. “Estamos empenhados em promover o desenvolvimento econômico dos setores produtivos brasileiros. Começamos pelo Rio Grande do Sul essa parceria, que busca elevar o ritmo de produção e manter os empregos”, destacou o vice-presidente corporativo da Caixa, Antônio Carlos Ferreira.

A FIERGS foi a primeira entidade no País a formalizar o convênio, que será realizado por adesão dos seus sindicatos industriais filiados. “Temos que admitir a conjuntura atual de dificuldades econômicas. Mas também temos que agir para superar essa fase no menor tempo possível. Logicamente, há uma distância entre a realidade das indústrias atualmente e as possibilidades da Caixa. Mesmo assim, esta reunião é uma oportunidade de encurtar essa distância através do diálogo, da negociação e do entendimento das realidades particulares de cada segmento industrial”, afirmou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. “Por isto, contamos com a Caixa para esse esforço de cooperação no sentido de disponibilizar linhas de financiamento em condições que possibilitem fomentar a retomada mais rápida do crescimento das empresas e, por consequência, do aumento da empregabilidade”, completou o dirigente.

O primeiro contrato assinado ocorrerá na Expointer com o Sindicato de Máquinas Agrícolas. A reunião contou com a participação de representantes de sindicatos industriais, do presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMaq), deputado federal Jerônimo Goergen, e do deputado federal Alceu Moreira.

FOTO: Dudu Leal

Publicado segunda-feira, 31 de Agosto de 2015 - 17h17