Uma empresa familiar deve ser baseada em quatro pilares: palavra, carisma/liderança, cultura e perseverança. A definição é do diretor da Ricca & Associados e da Revista Empresa Familiar, Domingos Ricca, nesta terça-feira, no Meeting Governança Corporativa: Um Legado de Prosperidade, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS). “É preciso que a segunda geração conheça a trajetória de vida do fundador, a fim de compreender a importância do seu esforço para o desenvolvimento da empresa”, avaliou Ricca. Ele destacou o papel da governança corporativa com “transparência, equidade, prestação de contas, respeito e responsabilidade, ética e boas práticas”. “A profissionalização e a sucessão são os caminhos para perpetuar um negócio em família”, concluiu.

A consultora em Famílias Empresárias e Empresas Familiares, Claudia Tondo, lembrou que não há receita para o sucesso, mas deu algumas dicas. “Investir no negócio e na união da família é importante e lembrar que o trabalho é um valor”, disse ela. Cláudia também falou que os pais devem ensinar aos filhos que vão precisar se sustentar e conseguir posições no trabalho. Além disso, ela salientou que as empresas devem montar estruturas de governança.

Eduardo Kunst, presidente da Artecola, apresentou o case da sua empresa, que já está na terceira geração. O diretor do CIERGS, César Codorniz, ressaltou a importância do evento que teve como objetivo falar sobre a organização dos relacionamentos familiares e de trabalho como forma de trazer resultados mais satisfatórios para os negócios, preservando ao mesmo tempo os laços emocionais e afetivos.

FOTO: Dudu Leal

Publicado Terça-feira, 25 de Agosto de 2015 - 17h17