De cada sete produtos inovadores, seis não chegam ao mercado. Além disso, a inovação em serviços leva 18 meses para sair do papel, enquanto um produto, 36 meses. Esses dados foram compartilhados por Gijs van Wulfen, blogger de inovação e conhecido como um dos primeiros influenciadores da rede social Linkedin, durante o workshop A Expedição da Inovação, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), na sede da FIERGS, nesta terça-feira (17). Ele apresentou o método Forth, publicado no livro “The Innovation Expedition”. O objetivo é explorar novas fontes de inspiração, estimular a saída da zona de conforto e ampliar perspectivas, ajudando a gerar novos produtos, serviços e modelos de negócios.
A metodologia consiste em cinco estágios batizados como: todo vapor, observe e aprenda, eleve o número de ideias, teste as ideias e volte pra casa (home coming). Ele informou que 40 empresas europeias já aplicaram a Forth e os resultados até o momento foram 100 ideias, 78 delas desenvolvidas e 51 introduzidas na prática. Van Wulfen também deixou um recado sobre os processos que possibilitam o sucesso na inovação. “Nunca aposte em uma só ideia, a chance dela não ser viável é grande, como mostram os dados que apresentei durante o workshop. Além disso, não inove sozinho, envolva as diversas áreas da empresa para garantir resultados positivos”, sugeriu.
Foto: Dudu Leal