Entidades empresariais se manifestam contra reajuste de 16% no piso regional

Líderes de entidades empresariais, entre eles o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, participaram de uma audiência, nesta quinta-feira, com o presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossella, para tratar do índice de reajuste do piso regional gaúcho proposto pelo governo do Estado. FIERGS, Fecomércio e Farsul discordam do percentual de 16% e solicitaram abertura de negociação.
Heitor José Müller entregou a Sossella um documento expressando a contrariedade das entidades com o percentual encaminhado pelo Poder Executivo. “O reajuste de 16% do Piso Regional para 2015 coloca em risco a já debilitada economia gaúcha”, afirmou o presidente da FIERGS. Segundo o industrial, esse índice mais do que recompõe a diferença em relação ao Mínimo Nacional, quando da sua criação, no ano de 2001. A diferença, que hoje é de 19,9%, iria para 27,7%.

O presidente da FIERGS salientou que a valorização do Piso Regional não teve contrapartida na geração de empregos formais para o total da economia do Rio Grande do Sul e no crescimento econômico. Müller lembrou que no acumulado entre janeiro setembro, a geração média de postos de trabalho ao ano, entre 2007 e 2010, foi de 83,8 mil, enquanto nos últimos quatro anos esse número caiu para 76,2 mil.

Também manifestaram-se contrários ao percentual de aumento o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto; e o presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Sul (FecomércioRS), Luiz Carlos Bohn.
Do líder da Assembleia, os empresários receberam a informação de que a proposta de reajuste encaminhada pelo governo do Estado, em tramitação na Casa como PL 222 2014, está em regime de urgência e passa a trancar a pauta de votações no dia 16 de dezembro. Ele alertou que a única maneira de impedir uma proposição de tramitar é quando esta se mostra inconstitucional.

Publicado quinta-feira, 13 de Novembro de 2014 - 16h16