Setores de logística e química oferecem oportunidades de negócios entre Brasil e Bélgica

O cônsul-geral da Bélgica no Brasil, Didier Vanderhasselt, esteve na sede da FIERGS para conhecer mais sobre a economia industrial do Rio Grande do Sul, com o objetivo de aproximar empresas dos dois países. "Nos destacamos, principalmente, nas áreas de logística, siderurgia, química, na qual somos o segundo maior polo do mundo", relatou Vanderhasselt. O coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Müller, ressaltou que o Brasil tem muito a se desenvolver em logística e seria uma grande oportunidade trocar experiências com a Bélgica, especialmente no transporte hidroviário.

Outro interesse dos belgas é pelo segmento agroalimentar, no qual o país aplica alta tecnologia e produtividade. Por conta dessa similaridade com o Rio Grande do Sul, durante o encontro, surgiu a intenção de promover uma visita de empresários da nação europeia no período da Expointer, para que conheçam de perto as oportunidades oferecidas na área de máquinas e implementos agrícolas, na qual o Estado é o maior produtor no País. Segundo o cônsul, hoje, existem 60 empresas belgas em funcionamento no Brasil. Em 2013, o Rio Grande do Sul exportou para a Bélgica US$ 545,8 milhões, com destaque para o fumo manufaturado (71,4%), plásticos e suas obras (23,86%) e carnes e miudezas (0,87%).

Publicado Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2014 - 0h00