Você está aqui

Industriais gaúchos encerram o ano com baixa confiança na economia

Os industriais gaúchos encerraram o ano de 2013 pouco otimistas em relação à economia do País e ao ambiente de negócios para sua empresa. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI/RS) atingiu 52,1 pontos em dezembro, uma queda de 0,9 ponto ante novembro. Elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

O recuo da confiança foi determinado principalmente pela retração do Índice de Condições Atuais, que caiu 1,4 ponto na passagem de novembro para dezembro e fechou com uma avaliação negativa de 46,9 pontos. Para 37,4% dos empresários, a situação da economia brasileira piorou (em novembro eram 32,6%). Apenas 4,1% manifestaram opinião contrária. Os demais afirmaram que nada mudou nos últimos seis meses em relação às dificuldades. A percepção para o Rio Grande do Sul não foi muito diferente: 38,6% e 4,7%, respectivamente.

Já o componente de expectativas para os próximos seis meses permaneceu no campo moderado (54,8 pontos), sustentando perspectivas otimistas para o futuro das empresas (58,2 pontos), mas ainda pessimistas para as economias brasileira e gaúcha (48,2 pontos em ambas).

De acordo com os entrevistados, a confiança baixa vem do cenário de pouco dinamismo econômico, de inflação e juros em alta, da instabilidade cambial, do menor consumo das famílias e, sobretudo, da falta de perspectivas de mudanças.

Publicado Terça-feira, 7 de Janeiro de 2014 - 0h00