Educação alimentar

No projeto Nutrindo o Amanhã, periodicamente a equipe do banco realiza acompanhamentos nutricionais para determinar o perfil antropométrico dos alunos matriculados nas instituições atendidas. Este ano, avaliaram 797 crianças e adolescentes e realizaram 74 dinâmicas de educação alimentar.

O Projeto "Cozinha Nota Dez", que implementa uma cultura de boas práticas e higiene na manipulação de alimentos, atendeu dez instituições. Já o Oficina do Sabor incentiva as pessoas a realizarem escolhas alimentares adequadas, tendo a culinária como seu eixo estruturante. Foram contempladas 38 instituições no ano, e beneficiadas 72 crianças e jovens, além de 98 cozinheiros e auxiliares, que realizaram oficinas de aperfeiçoamento em técnicas de culinárias e gastronomia saudável. Também se destacou em 2013 o lançamento do novo portal Clique Alimentos (www.cliquealimentos.com.br), com mais funcionalidades, integração às Redes Sociais e novo design.

No Banco de Livros, um dos destaques esteve no Passaporte para o Futuro, que continuou as montagens de bibliotecas, atualmente em número de 85 nas unidades prisionais gaúchas. Também 11 da Fase do Rio Grande do Sul possuem bibliotecas. O Banco de Livros recebeu o Troféu Cultura Econômica, do Jornal do Comércio. Na Feira do Livro de Porto Alegre, a arrecadação atingiu 107 mil obras, em parceria com os Parceiros Voluntários. No período, o banco doou 58,3 mil livros para biblioteca de escolas, creches, asilos, presídios, associações de moradores, entre outros.

O Banco de Mobiliários produziu, restaurou e distribuiu 1,21 mil itens de mobiliários às instituições no período. Através de parceria com o Senai-RS, também formou 54 alunos no curso de capacitação profissional.

O Banco de Computadores recebeu, restaurou e destinou 700 aparelhos para cursos de inclusão digital, além de capacitar 59 jovens e adultos no curso oferecido em parceria com o Senai-RS. Já o de Manutenção de Microcomputadores, do Projeto Pescar, uma parceria da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais com a Procempa, formou 15 pessoas.

Assim como nos anos anteriores, as campanhas de arrecadação de alimentos e realização de prestação de serviços pelo Banco de Voluntários envolveu mais de 2 mil pessoas em todo o Estado.

Em 2013, empresas do setor de construção civil repassaram 8,18 mil itens ao Banco de Materiais de Construção, para doação às instituições. Através da parceria com o Senai-RS, formou 58 alunos no curso de capacitação profissional.

Mais de 21 mil quilos de tecidos e aparas foram entregues pelo Banco de Vestuários às instituições beneficentes e grupos de artesãs, além de centenas de produtos confeccionados e fraldas. Formou 183 alunos em cursos oferecidos em parceria com o Senai-RS.

Por sua vez, o Banco de Tecido Humano-Pele, instalado na Santa Casa de Misericórdia, teve 40 doadores de tecido humano-pele, captando 13.787,5 cm² de área e disponibilizando para transplante 15.389,25 cm². Foram realizados 41 envios de pele, totalizando 41.092,25 cm² de pele para as cidade/hospitais. Este banco serviu como modelo para a criação de similares em Recife (PE), Curitiba (PR) e Ribeirão Preto (SP) e se encontram em criação Bancos de Pele nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo (2), Minas Gerais e Bahia.

Em janeiro deste ano, o banco se mobilizou para atender às vítimas do trágico incêndio ocorrido em Santa Maria/RS, na Boate Kiss. Disponibilizou pele alógena (7.340,5 cm²) para quatro pacientes vítimas da tragédia, com um total de cinco enxertias realizadas.

O Banco de Resíduos realizou inúmeras iniciativas e reuniões do Conselho e deu continuidade aos trabalhos dos Comitês Temáticos para discutir problemas específicos de cada área (elastômeros e plásticos, resíduos da construção e demolição, políticas fiscais creditícias e tributárias, resíduos eletroeletrônicos, logística reversa, educação e capacitação, entre outros). Participou igualmente do Projeto Simbiose, uma parceria com o Centro Nacional de Tecnologias.

Publicado sexta-feira, 27 de Dezembro de 2013 - 0h00