Você está aqui

Edital Senai Sesi de Inovação 2013 aprova 21 projetos do Rio Grande do Sul

O Edital Senai Sesi de Inovação 2013 aprovou 21 projetos do Rio Grande do Sul (19 do Senai e dois do Sesi). O Senai gaúcho foi o que registrou maior número de projetos aprovados, seguido do Paraná (13) e Santa Catarina (12). No total foram 112 aprovados em todo o Brasil, sendo 73 do Senai e 39 do Sesi. Os projetos são nas áreas de metalmecânica, polímeros, automação, tecnologia da informação, alimentos e bebidas, além de tecnologia social.

O edital é um incentivo à inovação tecnológica e à inovação em saúde, segurança, qualidade de vida, educação e cultura, apoiando o desenvolvimento de produtos, processos e serviços em indústrias de micro, pequeno, médio e grande portes. A intenção é fomentar as redes de inovação do sistema indústria.

O primeiro Edital de Inovação foi lançado pelo Senai em 2004 para promover o desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira. Naquele ano, os sete projetos receberam, juntos, R$ 375 mil. Em 2008, o edital ganhou a parceria do CNPq, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No ano seguinte, o edital teve o reforço do Sesi.

Desde a primeira edição até 2013, o Edital de Inovação já recebeu 3.066 propostas de projetos das áreas de alimentos e bebidas, automotiva, biocombustível, biotecnologia cerâmica, construção civil, couro e calçados, eletroeletrônica, gás natural, hidráulica e pneumática, metalmecânica, óptica, polímeros, software, têxtil, vestuário, entre outras. Ao todo, 524 projetos foram aprovados. Na história do Edital já foram investidos R$ 121,9 milhões em ideias inovadoras.

Publicado sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013 - 0h00