Você está aqui

Inicia a última fase da Olimpíada do Conhecimento

Iniciou nesta segunda-feira a última etapa da 8ª Olimpíada do Conhecimento 2013, fase estadual. O torneio vai escolher, entre 200 alunos do Rio Grande do Sul, os melhores em 38 ocupações que irão participar da competição nacional que acontecerá no próximo ano, em Belo Horizonte. As primeiras provas foram realizadas em escolas do Senai de Porto Alegre, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A segunda etapa será realizada de 18 a 22 de novembro, em Caxias do Sul, Guaporé, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Panambi, Santiago, Gravataí, Canoas e São Leopoldo. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia dia 26 de novembro, na sede da FIERGS.

A Olimpíada do Conhecimento é uma disputa de entre competidores de diferentes profissões, promovida pelo Senai. Os alunos recebem uma tarefa, referente a uma ocupação, e têm que fazê-la num determinado período de tempo. O objetivo é difundir as modernas tecnologias aos participantes, além de prepará-los para enfrentar as mais diferentes situações no desempenho de uma atividade profissional. Ela acontece em diversas etapas: dentro da escola, no Estado e no Brasil. Os melhores do País participam do Torneio Internacional de Formação Profissional (Worldskills), onde este ano, em Leipzig, na Alemanha, o Senai gaúcho conquistou duas medalhas de ouro (Mecatrônica e Design Gráfico). Este ano ainda há motivação extra, já que a próxima Worldskills, em 2015, acontecerá em São Paulo.

A competição é aberta a visitação. Os locais e ocupações são:

AEP Senai Construção Civil (Caxias do Sul) − Construção em Alvenaria, Instalação Hidráulica e a Gás e Aplicação de Revestimento Cerâmico.

EEP Senai Nilo Peçanha (Caxias do Sul) − Instalações Elétricas Industriais, Instalações Elétricas Prediais, Fresagem Mecânica e Impressão Off Set

EEP Senai José Gazolla (Caxias do Sul) − Confecção de Moldes, Fresagem Mecânica e Confecção de Roupas.

Centro Tecnológico Automotivo Senai (Caxias do Sul) − Mecânica da Automóveis

Centro Tecnológico Senai de Mecatrônica (Caxias do Sul) − Mecatrônica

AEP Senai de Guaporé − Joalheria

EEP Senai Carlos Tannhauser (Santa Cruz do Sul) − Elétrica Industrial

CEP Senai João Simplício (Rio Grande) − Soldagem e Estruturas Metálicas

CEP Senai Panambi − Caldeiraria

AEP Senai de Santiago − Marcenaria

EEP Senai Ney Damasceno (Gravataí) − Robótica Móvel

CEP Senai A J Renner (Canoas) − Fresagem CNC e Tornearia CNC

Cetemp Senai (São Leopoldo) − Manufatura Integrada

Publicado segunda-feira, 18 de Novembro de 2013 - 0h00