Confiança do industrial gaúcho avança em setembro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI/RS) registrou a segunda alta consecutiva em setembro (53,4 pontos), após a onda de pessimismo com as grandes manifestações de rua em julho. "O resultado demonstra a manutenção do processo de recuperação gradual para o setor produtivo e uma perspectiva melhor para os investimentos nos próximos meses", avaliou presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller.

Apesar do crescimento em setembro do ICEI/RS, medido pela FIERGS, a variável que analisa as condições atuais da economia e das empresas (47,3 pontos) segue exercendo o maior impacto negativo sobre a confiança, mesmo tendo avançado 1,7 ponto em relação a agosto. Para 43,9% dos empresários, a economia brasileira piorou nos últimos seis meses. Apenas 8,6% perceberam melhora.

A variável de expectativas dos industriais para os próximos seis meses, apesar de ter aumentado em setembro (56,5 pontos), ainda está abaixo do mesmo mês em 2012 (59,2 pontos). As perspectivas positivas associadas ao desempenho futuro das empresas (60,2 pontos) seguem dando sustentação às expectativas, que continuam pressionadas pelas projeções pouco favoráveis para a economia brasileira (49,4 pontos).

Elaborado mensalmente pela FIERGS, o ICEI-RS varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

Publicado quinta-feira, 26 de Setembro de 2013 - 0h00