Você está aqui

Banho de Mar Assistido do Sesi-RS é Top Cidadania

O Banho de Mar Assistido do Sesi-RS recebe dia 10 de outubro o Top Cidadania da ABRH-RS, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. A ação inclusiva integra o projeto Sesi Lazer Inclusivo no Programa Sesi Verão que busca oferecer atividades de lazer que promovam a integração das pessoas com e sem deficiência, por meio de atividades sociais, recreativas, culturais e esportivas, estimulando a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável, com o intuito de melhorar a autoestima e, por conseqüência, a qualidade de vida. O Banho de Mar Assistido em Cadeira Anfíbia destina-se à pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida.

O Sesi-RS possui, atualmente, 15 cadeiras especialmente desenvolvidas para oportunizar o banho aos veranistas PCDs. Estas cadeiras são produzidas utilizando um tipo de pneu que facilita a locomoção na areia, além de não afundar dentro da água. Devido à sua altura, é possível o usuário entrar na água em uma profundidade não perigosa. Além disso, os braços removíveis facilitam a transferência para a cadeira, feito por monitores-facilitadores do Sesi que recebem treinamento especial para desempenhar a atividade.

Em 2013, as ações se concentraram em São Lourenço do Sul, Pelotas (Laranjal), Rio Grande (Cassino) e Balneário Pinhal. Além das ações de banho assistido, foram adquiridas três esteiras usadas na melhoria da mobilidade dos usuários na areia. No total, foram envolvidos 42 profissionais do Sesi e cerca de 20 terceirizados. Durante o verão de 2013, 249 pessoas participaram da iniciativa. Desde sua implantação no Sesi-RS em 2011, o case Praia Acessível com o Banho Assistido já beneficiou mais de 900 pessoas com deficiência, moradores ou visitantes das regiões litorâneas ou balneários.

Considerada uma das mais cobiçadas premiações do País na área de gestão de pessoas, o Top Cidadania reconhece entidades sem fins lucrativos e empresas públicas e privadas que desenvolvem projetos de investimentos sociais que beneficiam comunidades externas à empresa desde 2001.

Publicado Terça-feira, 24 de Setembro de 2013 - 0h00